sábado, 22 fevereiro, 2025 às 14:30 na Embaixada da Russia (Rua Visconde de Santarém 71, Lisboa) haverá 🙋 99ª Manifestação semanal
Associação de russos livres
Nós, Russos que vivemos em Portugal, apoiamos o povo da Ucrânia na sua luta pela liberdade e pela democracia contra o regime ditatorial de Putin.
Realizamos manifestações nas ruas contra a guerra e contra a ditadura, apoiamos os presos políticos, falamos sobre iniciativas da sociedade civil e ajudamos a combater a propaganda espalhada pelo regime em todo o mundo.
Participamos na comunidade internacional de activistas Free Russians Global e somos membros associados do Comité Anti-Guerra.
Próximos eventos
Data e hora | Lugar | Evento |
---|---|---|
sábado, 22 fevereiro, 2025 ⏱ 14:30 | Embaixada da Russia, 📍 Rua Visconde de Santarém 71, Lisboa | 🙋 99ª Manifestação semanal |
segunda-feira, 24 fevereiro, 2025 ⏱ 17:00 | Padaria do povo, 📍 Rua Luís Derouet 20A, Lisboa | 🖼 NET VOINE Exposição colectiva de arte |
sábado, 1 março, 2025 ⏱ 14:30 | Embaixada da Russia, 📍 Rua Visconde de Santarém 71, Lisboa | 🙋 100ª Manifestação semanal |
terça-feira, 4 março, 2025 ⏱ 19:30 | Café, 📍 Rua da Esperança, 21, Lisboa | 📖 Palestra de caridade “Um novo olhar sobre a Revolução dos Cravos em Portugal e o papel do movimento de oposição no exílio” |
ↈ Receber notificações ▶ Música de protesto
💓 Tornar-se um voluntário da Associação de Russos Livres
Estamos a preparar uma série de projectos para combater o Putinismo e desenvolver a sociedade civil russa, a fim de aumentar a nossa contribuição para a mudança de regime na Rússia para um regime democrático.
Grandes manifestações
Visão da futura Rússia (manifesto)
- Criar uma ideia comum, uma constituição e um governo no exílio para dar vontade aos russos de mudar de governo.
- Fim da guerra na Ucrânia e retirada das tropas russas.
- Remoção dos representantes do regime, incluindo os propagandistas do poder.
- Armas nucleares sob o controlo da sociedade civil e das instituições mundiais, e depois o desarmamento nuclear mundial.
- Proibição dos cargos públicos aos juízes e aceitação da prioridade do direito internacional e dos direitos humanos, divulgação dos arquivos desde 1917.
- Libertação dos prisioneiros de guerra, dos prisioneiros políticos e dos civis ucranianos detidos ilegalmente e, em seguida, revisão de todos os casos atuais e passados.
- Devolução das crianças ucranianas raptadas às suas familias.
- Julgamento dos criminosos de guerra e dos usurpadores do poder, expondo os crimes do bolchevismo-stalinismo-putinismo e da propaganda.
- Eliminação do FSB, do FSIN e de outros sádicos e formação de uma força policial que trabalhe para o povo.
- Formação de instituições baseadas na sociedade civil, formação e envolvimento das pessoas na política.
- Auto-governo, auto-determinação, federação verdadeira, pluralidade partidária e tempo de antena equitável nas campanhas eleitorais.
- Restauração da Ucrânia e das relações com a comunidade mundial.
- Revisão do sistema educativo e da legislação, reconversão dos professores e tribunal para aqueles que foram cruéis para com as crianças - para evitar que isto volte a acontecer.
- Dirigir os esforços das instituições estatais para melhorar o bem-estar, a educação e a saúde dos Russos e o valor da vida humana.
- Apoiar, popularizar e desenvolver a cultura e a língua de todos os povos étnicos da Rússia.
22 de dezembro de 2024. Este não é a versão final do manifesto, mas sim os seus pontos principais, que pensamos oferecer para um amplo debate.
🧑🤝🧑 Iniciativas da sociedade civil em diferentes países
Veja nosso catálogo internacional de iniciativas e apoie iniciativas da sociedade civil.
Recolha para as centrais eléctricas portáteis para hospitais e escolas na Ucrânia

As comunidades anti-guerra e pró-democracia de russos em todo o mundo, juntamente com o Comité Anti-Guerra da Rússia, estão a angariar fundos para centrais eléctricas portáteis para hospitais e escolas na Ucrânia. Os apagões diários provocados pelos ataques à rede eléctrica da Ucrânia põem em risco a vida dos doentes e deixam as instituições de ensino sem capacidade para educar as crianças. O nosso objetivo é angariar 100 000 euros para comprar 119 centrais eléctricas portáteis e equipamento adicional para as mesmas. Junte-se a nós - cada euro pode salvar a vida de alguém.
Programa de regresso das crianças roubadas da Ucrânia

A Orphans Feeding Foundation e a sua fundadora, Mariam Lambert, já conseguiram fazer regressar 36 crianças deportadas ilegalmente da Ucrânia. O custo do regresso de uma criança é de cerca de 2000 euros. A Fundação coopera oficialmente com o Comissário para os Direitos Humanos da Verkhovna Rada da Ucrânia, e recebemos também a confirmação de três organizações ucranianas de direitos humanos de que o programa está a funcionar. Só os apelos registados dos pais às autoridades policiais da Ucrânia são cerca de 20 000, dos quais menos de 400 foram devolvidos (dados do portal estatal ucraniano Children of War. Apoie o Bring Kids Back UA e a si.
Uma angariação de fundos para coliwings do Ark
Porque é que precisamos de viver agora? Na Rússia, quase todos os dias há rusgas "militares" de recrutas, e os oficiais de recrutamento militar telefonam desesperadamente para as bases e ameaçam obrigá-los a comparecer, alegadamente para verificar os seus documentos. A Rússia proibiu o "movimento LGBT". Isto significa que um grupo ainda mais vasto está a ser perseguido. Apoiar a angariação de fundos da Arca. O funcionamento da angariação de fundos da Arca custa 14 000 dólares por mês. Leia mais.
Petição "Não se cale"
O tema da política foi banido da vida quotidiana; quando tentamos falar sobre ele, passados alguns minutos encontramos uma pessoa que diz que a política não está aqui. Disseram-nos que a política, se não for tratada, virá e tomará conta de todos. No dia 24 de fevereiro de 2022, a política russa tomou conta não só de nós, mas de todo o mundo. Assine e divulgue a nossa petição Petição "Não se cale", discuta a política e ajude a sociedade civil.
🗿 Um memorial a Alexey Navalny em Lisboa
💌 Escreva para presos políticos em diferentes países
Eventos passados
Participamos de promoções internacionais



Meios de comunicação sobre nós
- Correio da Manhã Associação Russos Livres considerada "indesejável" por Moscovo vai continuar com maior vigor
- Diário de Notícias Moscovo declara "indesejável" organização Russos Livres também existente em Portugal
- Sapo 24 Moscovo declara "indesejável" organização Russos Livres que também existente em Portugal
- RTP Notícias Moscovo declara "indesejável" organização Russos Livres também existente em Portugal
- Notícias ao Minuto Moscovo declara "indesejável" organização Russos Livres existente em Portugal
- Фонтанка Генпрокуратура признала нежелательной «Ассоциацию свободных россиян»
- Вёрстка Генпрокуратура признала «нежелательной организацией» антивоенное сообщество россиян в Португалии
- DiasporaRU Генпрокуратура признала нежелательной организацию эмигрантов из Португалии
- Дождь Генпрокуратура РФ объявила «нежелательной» организацией португальскую «Ассоциацию свободных россиян»
- BBC News | Русская служба Португальская Ассоциация свободных россиян объявлена нежелательной в России
- ОВД-Инфо Португальскую «Ассоциацию свободных россиян» признали «нежелательной организацией»
- Каспаров.Ru Генпрокуратура объявила "нежелательной организацией" португальскую "Ассоциацию свободных россиян"
- …