sábado, 16 agosto, 2025 às 14:30 na Embaixada da Russia (Rua Visconde de Santarém 71, Lisboa) haverá 🙋 124ª Manifestação semanal
ADRL Talks (ADRL Converças)
Clube de Discussão (beta público)
Estamos a tentar criar um espaço seguro em que o objetivo é trocar novas ideias, que nos fazem muita falta neste momento, em vez de discussões, que abundam.
Recomendações para conversar na sala de chat do Clube de Discussão:
- O mais importante: Ofereça ideias sobre como construir a Rússia do futuro, de preferência ideias que a maioria dos russos apoiará, caso contrário não haverá mudança.
- Ouça sinceramente: Procure entender o ponto de vista do seu interlocutor, não apenas espere a sua vez de falar. Faça perguntas para clarificar a posição, não para a refutar.
- Procure objectivos comuns: Mesmo com pontos de vista diferentes, é muitas vezes possível encontrar pontos em comum. Por exemplo, toda a gente quer um futuro melhor, segurança ou prosperidade. Comece por aí.
- Evite rótulos e estereótipos: Não coloque categorias (“liberal”, “conservador”) nas pessoas. Comunique com a pessoa, não com a sua suposta “ideologia”.
- Acentuem o respeito: Mesmo que discordem, mostrem que apreciam a pessoa com quem estão a falar. Frases como “compreendo por que razão pensa assim” ou “ponto de vista interessante” suavizam o tom.
- Focar-se nas ideias, não em ganhar: A filosofia política não é um desporto em que é preciso um vencedor. Discuta como as ideias podem funcionar na prática, não quem tem razão.
Aceder ao Clube de discussão instruções em vídeo para a aceder
Oferecemos o mensageiro anónimo SimpleX como uma ferramenta para uma interação mais ou menos segura connosco. Na Rússia, ao clicar na hiperligação é apanhado nos registos do sistema de monitorização do FSB instalado em todos os fornecedores russos. Outra vulnerabilidade possível que os especialistas consideram o dispositivo da rede Internet, que utiliza endereços IP. Para se proteger destes dois tipos de ameaças, pode utilizar uma VPN ou o Tor (por exemplo, a aplicação Orbot). Lembre-se de que o equipamento de vigilância está a ser melhorado, e que nenhum meio técnico o protegerá da apreensão do seu telemóvel ou computador e da tortura.
Palestras e conferências
Visão da futura Rússia (manifesto)
22 de dezembro de 2024. Este não é a versão final do manifesto, mas sim os seus pontos principais, que pensamos oferecer para um amplo debate.
- Criar uma ideia comum, uma constituição e um governo no exílio para dar vontade aos russos de mudar de governo.
- Fim da guerra na Ucrânia e retirada das tropas russas.
- Remoção dos representantes do regime, incluindo os propagandistas do poder.
- Armas nucleares sob o controlo da sociedade civil e das instituições mundiais, e depois o desarmamento nuclear mundial.
- Proibição dos cargos públicos aos juízes e aceitação da prioridade do direito internacional e dos direitos humanos, divulgação dos arquivos desde 1917.
- Libertação dos prisioneiros de guerra, dos prisioneiros políticos e dos civis ucranianos detidos ilegalmente e, em seguida, revisão de todos os casos atuais e passados.
- Devolução das crianças ucranianas raptadas às suas familias.
- Julgamento dos criminosos de guerra e dos usurpadores do poder, expondo os crimes do bolchevismo-stalinismo-putinismo e da propaganda.
- Eliminação do FSB, do FSIN e de outros sádicos e formação de uma força policial que trabalhe para o povo.
- Formação de instituições baseadas na sociedade civil, formação e envolvimento das pessoas na política.
- Auto-governo, auto-determinação, federação verdadeira, pluralidade partidária e tempo de antena equitável nas campanhas eleitorais.
- Restauração da Ucrânia e das relações com a comunidade mundial.
- Revisão do sistema educativo e da legislação, reconversão dos professores e tribunal para aqueles que foram cruéis para com as crianças - para evitar que isto volte a acontecer.
- Dirigir os esforços das instituições estatais para melhorar o bem-estar, a educação e a saúde dos Russos e o valor da vida humana.
- Apoiar, popularizar e desenvolver a cultura e a língua de todos os povos étnicos da Rússia.
Estamos a preparar uma série de projectos para combater o Putinismo e desenvolver a sociedade civil russa, a fim de aumentar a nossa contribuição para a mudança de regime na Rússia para um regime democrático.