23 novembro, 2024 às 14:30 na Embaixada da Russia (Rua Visconde de Santarém 71, Lisboa) haverá 🙋 86ª Manifestação semanal
🙋 62ª Manifestação semanal
Ecocídio e dezenas de milhares de vítimas devido à destruição da central hidroelétrica de Kakhovskaya, o que aconteceu e quem é o culpado.
Durante a noite de 6 de junho de 2023, foi destruída a barragem da central hidroelétrica de Kakhovka
www.bbc.com/russian/articles/cz776524k61o
O Ministério dos Assuntos Internos da Ucrânia declarou que cerca de 16 000 pessoas foram na zona de inundação na margem direita do rio Dnieper. A administração das forcas de ocupação russas da região de Kherson informou que cerca de 22 mil pessoas foram na zona de inundação na margem esquerda do rio Dnieper.
www.bbc.com/russian/features-65826224
Na altura, dois terços da economia da Ucrânia estavam ligados à cascata de reservatórios do Dnieper.
www.svoboda.org/a/ekotsid-eksperty-o-posledstviyah-razrusheniya-kahovskoy-ges/32447029.html
Yevgeny Ignatenko, diretor da Administração dos Transportes Marítimos da Ucrânia, afirmou que “a eclusa de Kakhovka era a mais exterior do Dnieper e que de lá saiam todos os navios para o estrangeiro”.
www.bbc.com/russian/features-65845223
Uma investigação da Associated Press concluiu que as autoridades de ocupação russas subestimaram significativamente o número de mortos. No início da inundação, a administração de Kherson, nomeada pelos russos, aconselhou os residentes a não se preocuparem. Ao mesmo tempo, de acordo com os habitantes locais, as próprias autoridades de ocupação fugiram.
apnews.com/article/russia-ukraine-war-dam-collapse-kakhovka-kherson-daacdc431f42912dfb91548794f03a3c
www.euronews.com/green/2024/02/27/revolutionary-eu-criminalises-the-most-serious-cases-of-ecosystem-destruction Devido à destruição de centenas de milhões de organismos vivos, a destruição da barragem passou a ser considerada motivo de ação penal ao abrigo deste artigo.
uwecworkgroup.info/ru/after-the-deluge-one-year-on-can-the-ecosystems-disrupted-by-the-destruction-of-the-kakhovka-dam-recover/ As autoridades ucranianas afirmam que a destruição das estruturas da central hidroelétrica de Kakhovka foi levada a cabo por volta das 3 horas da manhã, provavelmente por militares da 205ª Brigada de Espingardas Motorizadas das Forças Armadas russas. De acordo com os serviços secretos ucranianos, os russos efetuaram o principal trabalho de colocação de minas imediatamente após a tomada da central.
www.bbc.com/russian/features-65827520 No dia 7 de junho de 2023, o grupo de monitorização norueguês NORSAR informou que foram registados abalos sísmicos na área da central hidroelétrica de Kakhovka em 6 de junho. O momento coincide com o início da rotura da barragem. A magnitude pode indicar um equivalente de TNT de até uma tonelada.
thebell.io/seysmodannye-ukazali-na-vzryv-plotiny-kakhovskoy-ges O jornal "The Guardian" afirma que o Serviço de Segurança Ucraniano publicou a gravação de uma conversa entre dois homens que falam da destruição da barragem, e afirma que a conversa teve lugar entre ocupantes russos.
www.theguardian.com/world/2023/jun/09/seismic-data-adds-evidence-ukraine-kakhovka-dam-blown-up "Ali está o nosso grupo de sabotagem. Eles queriam usar esta barragem par dar um susto. Não correu como planeado. Foi mais do que eles planearam", diz uma voz na gravação.
www.youtube.com/watch?v=mr-R4OHrq24 Em 9 de junho de 2023, "The New York Times" noticiou, citando um alto funcionário da administração Biden, que os satélites espiões dos EUA tinham detectado uma explosão na barragem de Kakhovka pouco antes do seu colapso.
theins.ru/news/262451
No verão de 2023, os funcionários do Parque Natural Nacional "Kamenskaya Sech" semearam o fundo do antigo reservatório com gramíneas para evitar que o solo seque e provoque tempestades de areia.
www.facebook.com/EnvironmentalofUkraine/posts/pfbid037mGbUUApYVoQGNjrYwyk5cJiAAu6NjqpuE3amuWKoMDJe4eD97AuJRtF1XjpAgHul
A auto-cura do ecossistema começou algumas semanas após o esvaziamento do reservatório. Neste momento crescem ali salgueiros e choupos superiores à altura humana. A área protegida do "Grande Prado" reapareceu fora da água.
uwecworkgroup.info/ru/after-the-deluge-one-year-on-can-the-ecosystems-disrupted-by-the-destruction-of-the-kakhovka-dam-recover/