27 julho, 2024 √†s 14:30 na Embaixada da Russia (Rua Visconde de Santar√©m 71, Lisboa) haver√° ūüôč 69¬™ Manifesta√ß√£o semanal

ūüôč 66¬™ Manifesta√ß√£o semanal

6 julho, 2024 ‚ŹĪ 14:30
Embaixada da Russia, ūüďć Rua Visconde de Santar√©m 71, Lisboa

Investiga√ß√Ķes da BBC e de The Insider: Medias falsos e campanhas de desinforma√ß√£o dos servi√ßos secretos russos no Ocidente.

Está a ver as notícias da manifestação semanal em frente à embaixada russa em Lisboa. Hoje, 6 de julho, 14:30.

No dia 3 de julho, os jornalistas responsáveis pela verificação de factos da BBC Verify e da BBC News revelaram quem está atras dos fake news criados para os americanos.

Milhares de noticias s√£o criadas com recurso a intelig√™ncia artificial e publicados em dezenas de s√≠tios Web com nomes muito "americanos". A maioria dos artigos nestes s√≠tios baseia-se em not√≠cias reais e √© assinada com nomes de jornalistas inexistentes. Isto d√° a impress√£o de que aqueles websites s√£o fontes de not√≠cias fidedignos, mas h√° hist√≥rias inventadas escondidas na grande quantidade de conte√ļdos. Para apoiar as hist√≥rias fabricadas s√£o igualmente utilizados documentos falsos e v√≠deos falsificados do YouTube com pessoas que se fazem passar por "denunciantes" ou "jornalistas independentes."

Olena Zelenska, a esposa do Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, é frequentemente visada, quer por alegadamente ter comprado um carro desportivo Bugatti com dinheiro da ajuda militar dos EUA, quer por alegadamente ter feito comentários racistas sobre empregados de uma joalharia em Nova Iorque.

Clint Watts, que dirige o Centro de An√°lise de Amea√ßas Digitais da Microsoft, diz que √© agora muito mais comum lidar com o "branqueamento de informa√ß√£o", trata-se das publica√ß√Ķes repetidas de fake news numa grande quantidade de not√≠cias regulares, o que permite esconder a sua fonte original.
www.bbc.com/news/articles/c72ver6172do

A 4 de julho, The Insider revelou como o Servi√ßo de Informa√ß√Ķes Externas da R√ļssia orquestra campanhas de desinforma√ß√£o no Ocidente. A partir do relat√≥rio encontrado na correspond√™ncia pirateada dos funcion√°rios do Servi√ßo de Intelig√™ncia Estrangeiro da Federa√ß√£o Russa (SVR) respons√°veis pela "guerra de informa√ß√£o" com o Ocidente, apresentado no Conselho da Federa√ß√£o em 2022, os jornalistas ficaram a saber que o canal Russia Today (RT), a Sputnik e os canais leais do Telegram n√£o est√£o a corresponder √†s expectativas.

Tamb√©m se tornou conhecida a sua estrat√©gia: "Colocar em segmentos estrangeiros da Internet ... materiais alegadamente em nome de organiza√ß√Ķes p√ļblicas pr√≥-Kiev, com novas exig√™ncias ... de natureza pol√≠tica, econ√≥mica e social. Devido √† frequ√™ncia, intrusividade, forma agressiva e apresenta√ß√£o incorreta, √© de esperar uma rea√ß√£o negativa do p√ļblico-alvo."

Os jornalistas do The Insider encontraram na mesma correspondência referencias à um projeto, "machado de gelo", o cujo objetivo é desacreditar um banqueiro que patrocinou o Fundo Anti-Corupção e partiu para os Estados Unidos.
theins.ru/politika/272852

Graffitis anti-semitas em Paris, cita√ß√Ķes falsas de Beyonc√©, Oprah Winfrey, Ronaldo a exigir o fim da ajuda √† Ucr√Ęnia, um deepfake da voz falsa de Tom Cruise a assustar com ataques terroristas nos Jogos Ol√≠mpicos, que apareceu mais tarde, convergem com esta metodologia.
www.euronews.com/my-europe/2023/12/27/fact-check-did-celebrities-like-taylor-swift-and-cristiano-ronaldo-criticise-ukraine

Nota-se que há um apelo ativo à liberdade de expressão nos recursos pró-Kremlin. Ao mesmo tempo, vale a pena lembrar que as autoridades russas destruíram quase completamente o jornalismo independente no seu país. Desde março de 2023, têm sob custódia o jornalista do The Wall Street Journal Evan Gershkovich, que acusam de espionagem para a CIA. O seu julgamento teve início na semana passada num tribunal de Ekaterinburgo, onde poderá ser condenado a 20 anos de prisão. Em solidariedade com Evan, os seus colegas também rasparam a cabeça.
x.com/holodmedia/status/1808777869331488948

Provas e links na descrição. Subscreve e ajuda!

< ūüôč 65¬™ Manifesta√ß√£o semanal ūüôč 67¬™ Manifesta√ß√£o semanal >