14 setembro, 2024 às 14:30 na Embaixada da Russia (Rua Visconde de Santarém 71, Lisboa) haverá 🙋 76ª Manifestação semanal
🙋 73ª Manifestação semanal
O resgate do ativista Andrey Gnyot. Protesto VPN. Uma conferência de beneficência por um filósofo político.
Está a ver as notícias da manifestação semanal em frente à Embaixada russa em Lisboa. Hoje, 24 de agosto, 14:30.
Desde o final da semana passada, ativistas belarusos e russos exigem que o ativista belaruso Andrey Gnyot não seja extraditado da Servia para a Belarus, e não entregue ao ditador Lukashenko. No dia 21 de agosto, Andrey e os seus advogados desvelaram os pormenores do seu caso no canal EuroradioLive.
www.youtube.com/watch?v=-upcgkIwWSA
No dia 25 de agosto, às 14 horas, vamos reunir-nos em frente à Embaixada da Sérvia em Lisboa, na Rua de Alcolena 11.
www.facebook.com/events/1043644033328903/
Se não puderem vir, tirem fotografias com os cartazes e enviem-nas para [email protected].
Assina e faz circular uma petição que pode ajudar Andrey no tribunal sérvio.
www.peticije.online/slobodazaandreja
Apoia também a recolha de fundos para os honorários dos seus advogados.
www.gofundme.com/f/help-andrey-gnyot-save-his-life
Pensamos que é importante apoiar o Andrey porque estamos conscientes dos problemas que os belarusos têm que enfrentar por causa do ditador Lukashenko. Recentemente, foi com grande dificuldade que a banda de rock Bi-2 (russa e belarussa) foi salva da deportação para a Rússia.
www.change.org/p/thailand-free-bi-2-rock-band
E agora é o Russo Vladislav Arinichev, radicado na Croácia, que está a ser alvo de ameaças de deportação à Rússia. O motivo é o facto de Putin o ter rotulado de “terrorista” e “extremista” pelas suas declarações contra a guerra.
www.youtube.com/watch?v=RU2JQ9NArqo
Em abril, a Novaya Gazeta Europe noticiou que o Serviço federal russo de controlo das finanças registrava como "terroristas" e "extremistas" pessoas suspeitas de ataques terroristas, mas também, por exemplo, empregados de um bar gay de Orenburg, num caso que envolvia um alegado "movimento extremista LGBT ". A lista já conta com mais de 14.000 pessoas, incluindo jornalistas, políticos e artistas de renome.
novayagazeta.eu/articles/2024/04/02/s-nachala-2024-goda-spisok-terroristov-i-ekstremistov-rosfinmonitoringa-popolnilsia-na-rekordnye-669-chelovek-17-iz-nikh-nesovershennoletnie-news
Ainda em 2018, a Novaya Gazeta explicou como as autoridades russas encontravam provas de “extremismo” nas publicações das redes sociais.
novayagazeta.ru/articles/2018/08/21/77560-etot-spisok-grazhdanskaya-smert
Na classificação do grau da liberdade na Internet no Mundo, proposta pela ONG Freedom House, a Rússia está em 5º lugar a partir do fim. A Belarus está em 7º lugar.
freedomhouse.org/countries/freedom-net/scores?sort=asc&order=Total%20Score%20and%20Status
No dia 23 de agosto, o diretor da Sociedade para a Proteção da Internet Mikhail Klimarev notou falhas no funcionamento do Telegram, WhatsApp e Viber.
t.me/zatelecom/28739
Em 26 de julho, partilhou duas maneiras de contornar o bloqueio e o abrandamento do YouTube, que estavam a funcionar na altura.
www.youtube.com/watch?v=jbTGhCYFIsY
Trata-se do Ceno Browser e do VPN generator.
censorship.no/ru/download.html
t.me/vpngeneratorbot/?start=BrSh2607
O canal de telegrama “Tech Talk” partilhou um link e explicou como comprar Amnezia VPN contornando o bloqueio do seu site principal.
t.me/ru_tech_talk/543
Também publicou instruções para conectar o MTProxy, que ajudou a lidar com os bloqueios do Telegram em 2018.
t.me/ru_tech_talk/544
Enquanto os Russos protestam instalando VPN, na cidade russa de Sudzha, conquistada pelas forças armadas ucranianas, o jornalista ucraniano Yuri Butusov queimou no centro de alistamento militar os ficheiros dos recrutas russos que tentaram escapar ao serviço militar e chamou-lhes "pessoas inteligentes". Um dos comentários a este vídeo foi: “Um soldado ucraniano ajudou estas pessoas mais do que a própria pátria, a Rússia”.
www.youtube.com/shorts/qaeEidnquCE
No dia 27 de agosto, às 19h00, organizamos uma conferência sobre o tema de "O que é uma situação revolucionária". A conferência será proporcionada pelo filósofo político Ilya Budraitskis. Recomendamos que se inscrevam através do número de telefone indicado no cartaz, para que possamos prever o numero de participantes.
www.facebook.com/events/1021147643042506/
Estamos a organizar este evento como parte do nosso apoio regular à neerlandês Orphans Feeding Foundation, que devolve crianças ucranianas roubadas. Se não puder ir, faça um donativo sem sair de casa.
www.every.org/orphans-feeding-foundation/f/help-us-return-the-deported
Provas e links na descrição. Subscreva e ajude!