28 dezembro, 2024 às 14:30 na Embaixada da Russia (Rua Visconde de Santarém 71, Lisboa) haverá 🙋 91ª Manifestação semanal
🙋 90ª Manifestação semanal
Derrame de fuelóleo no Mar Negro. Árvore de Natal para crianças no Centro Stalin. O estado de espírito da sociedade russa.
Está a ver as notícias da manifestação semanal em frente à Embaixada da Rússia em Lisboa. Hoje, 21 de dezembro, 14h30.
No dia 15 de dezembro, dois petroleiros russos que transportavam 8000 toneladas de produtos petrolíferos naufragaram no Estreito de Kerch durante uma tempestade. A 20 de dezembro, o canal de televisão “Current Time” forneceu pormenores. Os petroleiros já deveriam ter sido desactivados. Os capitães foram detidos, mas os proprietários não se pronunciaram sobre o acidente. A maior parte dos envolvidos na limpeza são voluntários, que recolhem o fuelóleo e resgatam aves sem terem equipamento ou material adequado. Putin não respondeu ao apelo dos voluntários lançado através da linha direta. Estas áreas são o habitat de várias espécies de aves aquáticas e são zonas de alimentação de golfinhos.
www.currenttime.tv/a/poberezhe-zhiteli-kubani-obvinili-vlasti-v-ignore-ekologicheskoy-katastrofy-v-chernom-more/33247364.html
Em maio de 2023, o Gabinete do Procurador-Geral declarou a Greenpeace International indesejável na Rússia por alegadamente “representar uma ameaça para os fundamentos da ordem constitucional e da segurança da Federação da Rússia”.
www.bbc.com/russian/news-65649866
O World Wildlife Fund foi declarado indesejável em junho do mesmo ano.
www.bbc.com/russian/news-65977508
pdmnews.ru/39179/ A 20 de dezembro, dia do “funcionário das organizações estatais de segurança da Federação da Rússia”, foi organizada uma teleconferência entre a escola da região ocupada de Donetsk e a escola da região de Chelyabinsk. Durante a conferência, os alunos recitaram um poema sobre a utilidade da polícia secreta e do FSB e cantaram uma canção com as palavras “Não faz mal que te chamem apoiante do regime e ocupante”.
www.agents.media/v-donetskoj-shkole-uchashhiesya-prochitali-stihotvorenie-o-polze-vchk-i-speli-pesnyu-o-horoshih-vatnikah/ No mesmo dia, foi instalado em Khabarovsk um busto de Felix Dzerzhinsky, um dos ideólogos do “terror vermelho”.
www.sibreal.org/a/v-habarovske-v-den-chekista-ustanovili-pamyatnik-dzerzhinskomu/33246900.html
No dia 18 de dezembro, no canal URBANCONFEST, Oleg Zhuravlev, cofundador do Laboratório de Investigação Social, apresentou os resultados de um estudo sobre a sociedade no interior da Rússia. Há um sentimento crescente de distância em relação aos que saíram do país e de proximidade em relação aos que ficaram, mesmo com opiniões diferentes. Devido à tensão emocional, as pessoas estão a evitar notícias sobre a guerra. Muitos russos começaram a identificar-se de maneira fusional com a Russia. Oleg salienta a necessidade de diálogo: “Tens que estabelecer um objetivo diferente - não mudar a opinião da tua mãe, mas falar com ela durante duas dias sem tentar interferir na opinião dela”. Mais de metade das pessoas são a favor de parar imediatamente a guerra e este número está a aumentar. Muitos acreditam que a guerra levará a uma proliferação de problemas sociais, criará aleijados e que o Estado falhará em resolver esses assuntos. “É importante demonstrar às autoridades a rejeição do militarismo radical” - acredita Oleg.
www.youtube.com/watch?v=dvNO9S00USU
O cientista político Abbas Galliamov afirmou, a 20 de dezembro, no programa “The Breakfast Show”, que “as revoluções provêm, antes de mais, ... da sensação de que estamos a ir para o caminho errado”.
www.youtube.com/watch?v=WWViEOE4mOU
www.instagram.com/p/DD1zMHzikkW/ O primeiro lote já está a caminho de Zaporizhye.
www.instagram.com/p/DDetRKAiOqg/ Junte-se a nós, faltam 70 mil euros para recolher.
antiwarcommittee.info/en/energy-for-life/ Desejamos um Feliz Natal! Provas e links na descrição. Subscreve e ajuda!