24 maio, 2025 às 14:30 na Embaixada da Russia (Rua Visconde de Santarém 71, Lisboa) haverá 🙋 112ª Manifestação semanal

🙋 111ª Manifestação semanal

17 maio, 2025 ⏱ 14:30
Embaixada da Russia, 📍 Rua Visconde de Santarém 71, Lisboa
🙋 111ª Manifestação semanal

Espiões búlgaros do FSB condenados. O organizador do Grande Terror no metro. Pinta-me um sol, irmã.

Estão a ver as notícias da manifestação semanal em frente à embaixada russa em Lisboa. Hoje, 17 de maio, 14h30.

A 12 de maio, o The Insider noticiou que 6 espiões búlgaros contratados pelo FSB para raptar os jornalistas de investigação Hristo Grozev e Roman Dobrokhotov foram condenados a 5 a 10 anos de prisão.

Alguns deles alegaram que não sabiam que estavam a agir no interesse da Rússia.
theins.ru/news/281230

The Insider publicou uma história em março sobre como a vigilância começou com a publicação da investigação sobre o envenenamento de Navalny em 2020 e planejou sequestrar e possivelmente matar Grozev e Dobrokhotov em 2023.
theins.ru/inv/279015

Em 16 de maio, a Novaya Gazeta noticiou, de acordo com o seu advogado, que Alexei Gorinov, um antigo deputado municipal de Moscovo a cumprir pena pela sua posição anti-guerra, sofria de tuberculose. Já lhe falta uma parte do pulmão, mas, sabendo disso, foi mantido numa cela fria. "Atitude em relação a Gorinov é bem, mas não há nada para o tratar. Foi-lhe dada a medicação e prescreveram-lhe uma dieta especial", disse o advogado.
novayagazeta.ru/articles/2025/05/16/u-alekseia-gorinova-vo-vremia-etapa-vyiavili-priznaki-tuberkuleza-news

Em 15 de maio, a Deutsche Welle noticiou que foi inaugurada uma réplica do baixo-relevo com Estaline na passagem entre a estação Taganskaya das linhas Koltsevaya e Tagansko-Krasnopresnenskaya do metro de Moscovo. O original foi retirado durante a construção da passagem, no âmbito da política de desestalinização.
www.dw.com/ru/v-moskovskom-metro-otkryli-pamatnik-stalinu/a-72556363

Leia o artigo da BBC para o 80º aniversário do Grande Terror - sobre o período de 1937-1938 conhecido como "Yezhovshchina", que deveria ter sido chamado "Stalinshchina". Nessa altura, o NKVD prendeu 1,5 milhões de pessoas, das quais 1,3 milhões foram condenadas, 680 mil foram fuziladas e 115 mil morreram sob tortura. Cerca de 150 mil pessoas foram libertadas, e a propaganda utilizou-a para dizer que ninguém foi preso por nada.

Após o Grande Terror, a URSS adoptou uma legislação feroz contra os trabalhadores. Nos sete anos que antecederam a guerra, foram presas cerca de 6 milhões de pessoas, 57% das quais foram condenadas por atrasos, peças estragadas, incumprimento da norma obrigatória de dias de trabalho e outros "crimes" semelhantes.
www.bbc.com/russian/features-40756213

Em 17 de maio, um drone russo atacou um autocarro de carreira perto de Bilopolye, na região de Sumy. A administração militar da região de Sumy registou 9 mortos e 4 feridos.
t.me/Sumy_news_ODA/35607

Temos um novo vídeo muito comovente de Rusya Rassvet na secção "Make Art Not War" do nosso canal YouTube. O poema chama-se "Pinta-me um sol, irmã".
youtube.com/shorts/rgoxbhQpHxc

Uma coleção dos seus poemas anti-guerra está a ajudar a angariar fundos para centrais eléctricas portáteis para hospitais e escolas na Ucrânia através da exposição online "NET VOYNE". Os dois primeiros lotes já estão em Zaporozhye e Sumy, e estão a ser angariados fundos para um terceiro, uma vez que a necessidade de fontes de energia independentes continua.
adrl.pt/net-voine/antiwar-poetry/pt

Consegue fazer curtas-metragens ou traduzir legendas? Venha ajudar-nos - temos várias horas de palestras e conferências com conteúdos muito interessantes que não temos tempo para processar.

Prufs e links na descrição. Subscreve e ajuda!

< 🙋 110ª Manifestação semanal