12 julho, 2025 às 14:30 na Embaixada da Russia (Rua Visconde de Santarém 71, Lisboa) haverá 🙋 119ª Manifestação semanal

🙋 116ª Manifestação semanal

21 junho, 2025 ⏱ 14:30
Embaixada da Russia, 📍 Rua Visconde de Santarém 71, Lisboa

A fundadora do Exército das Lindas vai envelhecer na prisão. Ha cada vez menos encenações políticas. Do que se orgulhar?

Está a assistir às notícias da manifestação semanal em frente à embaixada da Rússia em Lisboa. Hoje é 21 de junho, 14h30.

A 20 de junho, a voluntária de 30 anos Nadezhda Rossinskaya, conhecida como Nadine Geisler, foi condenada a 22 anos de prisão por traição e apoio ao terrorismo. No início da guerra em grande escala, o grupo de voluntários que ela fundou, “Exército das Lindas”, ajudou ativamente os refugiados ucranianos nos territórios ocupados da Ucrânia e em Belgorod. Eles forneciam kits mensais de alimentos e produtos de higiene, roupas, consultas médicas, medicamentos para hospitais, ração para animais e ajuda para partir. Na verdade, isso deveria ter sido feito pelo Estado ocupante, mas até mesmo a Cruz Vermelha de Belgorod, financiada por esse Estado, enviava pessoas para eles. «O meu desejo de ajudar é motivado pelo valor dessas pessoas e das suas vidas, e pelo facto de elas estarem a sofrer injustamente», disse Nadezhda em sua última palavra no tribunal.

O caso foi julgado em regime parcialmente fechado, por isso há pouca informação. Entre as provas estão o depoimento da sua irmã, que foi trazida de um hospital psiquiátrico, uma transmissão ao vivo da Ucrânia, que ninguém viu, e publicações em redes sociais que Nadezhda não reconhece como suas. Veja mais detalhes na reportagem da Mediazona.
zona.media/article/2025/06/20/nadin

Seda Suleimanova, uma jovem de Grozny que foi raptada e possivelmente morta por familiares depois de ter fugido para São Petersburgo para se juntar ao noivo, foi finalmente declarada para procurar como desaparecida.
meduza.io/news/2025/06/16/pohischennuyu-chechenku-sedu-suleymanovu-ob-yavili-v-rozysk-kak-bez-vesti-propavshuyu

Leia na publicação “Meduza” a entrevista com a sua amiga Lena Patyaeva, que lançou a campanha “Onde está a Seda?” para procurá-la. No âmbito da campanha, foram recolhidos 3,5 vezes mais assinaturas do que foi planeado.
meduza.io/feature/2025/05/22/gde-seda

Em 20 de junho, a publicação «Vörstka» informou que nas regiões russas começou o período de candidatura às eleições, mas não há candidatos suficientes para fazer de conta que na Rússia existam eleições livres.
verstka.media/slishkom-dorogaya-czena-za-dekoracziyu-politiki-pochemu-v-rossii-nikto-ne-hochet-idti-v-deputaty

E boas notícias: congratulamos Sergei Tikhanovsky e outros 13 presos políticos pela libertação da prisão bielarrussa.
meduza.io/news/2025/06/21/belorusskogo-oppozitsionera-sergeya-tihanovskogo-osvobodili-iz-tyurmy

A 17 de junho, o serviço russo da BBC informou que, na noite de 17 de junho, em Kiev, o alarme aéreo durou cerca de nove horas. Como resultado do ataque massivo, 28 pessoas morreram, mais de 130 ficaram feridas e a secção de um prédio residencial de nove andares desabou. A 18 de junho, a cidade estava de luto.

Na mesma noite, em Odessa, duas pessoas morreram e 17 ficaram feridas, e prédios residenciais no centro histórico da cidade foram destruídos.
www.bbc.com/russian/articles/c1lj5j32jpvo

Russya Rassvet lembra em seu novo vídeo como funciona a propaganda, com que é que as pessoas estão obrigadas a se orgulharem na Rússia e o que valeria a pena fazer em vez de odiar e guerrear. Ouça e veja o novo poema «Eu sou russa, ou propaganda híbrida».
www.youtube.com/watch?v=sryikU9oYyM

E continuem a serem humanos.

Se querem que haja mudanças na Rússia, contribuam para isso.

< 🙋 115ª Manifestação semanal 🙋 117ª Manifestação semanal >