🙋 126ª Manifestação semanal

30 agosto, 2025 ⏱ 14:30
Embaixada da Russia, 📍 Rua Visconde de Santarém 71, Lisboa
🙋 126ª Manifestação semanal

Deportação de asilantes para a Rússia. Tortura permitida? Ajudar a reparar a Ucrânia para o inverno.

Está a assistir às notícias da manifestação semanal em frente à embaixada da Rússia em Lisboa. Hoje é 30 de agosto, 14h30.

A 27 de agosto, o projeto de direitos humanos «Não ao Gulag», citando as suas fontes, informou sobre a deportação dos EUA para a Rússia de mais de 50 pessoas, incluindo dezenas de requerentes de asilo. Eles foram submetidos a interrogatórios de várias horas com uso de pressão, persuadidos a «cooperar» e registados os dados para processos criminais.
t.me/NetGulagu/12047

A 29 de agosto, o meio de comunicação «Mozhem Objasnit» (Podemos explicar), com base em informações de conhecidos dos deportados, informou que um deles tinha sido detido. E lembrou que Leonid Melechin, voluntário da equipa de Navalny, deportado após a recusa de asilo político no final de julho, se encontrava num centro de detenção.
t.me/mozhemobyasnit/21424

No mesmo dia, o nosso colega nos EUA, o presidente da «Russian America for Democracy in Russia», Dmitry Valuev, disse à emissora «Deutsche Welle» que os juízes não concedem asilo político nem mesmo a pessoas que foram perseguidas criminalmente na Rússia por suas opiniões. Segundo os seus cálculos imprecisos, cerca de mil russos aguardam a decisão das autoridades americanas.
www.dw.com/ru/ludi-prosat-spasti-ih-zizni-kak-deportiruut-iz-ssa-v-rossiu/a-73815759

À noite, a advogada de imigração Yulia Nikolaeva disse no programa «The Stream» que, de acordo com a legislação dos EUA, os cidadãos são deportados para o seu país de origem. Recentemente, começou a surgir a prática de deportação para países terceiros. Até agora, Uganda e alguns outros países manifestaram a sua disponibilidade para acolher estas pessoas.
www.youtube.com/live/aeWXh8B9kpo?feature=shared&t=4808

Há um vídeo circulando na internet em que um combatente da PMC “Wagner” entra em um café em Uganda, onde os moradores locais ouvem a banda russa “Butyrka”, batizada em homenagem ao centro de detenção.
pikabu.ru/story/boets_vagnera_zashel_v_kafe_v_ugande_11005199

Em 25 de agosto, o governo da Federação Russa propôs a Putin que se recusasse oficialmente a cumprir a Convenção Europeia para a Prevenção da Tortura e das Penas ou Tratamentos Desumanos ou Degradantes.
www.dw.com/ru/rossia-namerena-denonsirovat-evropejskuu-konvenciu-protiv-pytok/a-73764570

Em 26 de agosto, a publicação Mediazona informou que o ex-funcionário do Yandex, Sergei Irin, foi condenado a 15 anos de prisão por fazer uma doação ao fundo ucraniano «Volta Vivo». Em abril de 2024, ele voltou à Rússia para visitar a mãe e o irmão e encontrar-se com amigos.
zona.media/news/2025/08/26/irin

Em 29 de agosto, a nossa colega, ativista da Comunidade Democrática dos Falantes de Russo na Finlândia, Irina Veziikko, foi acusada de ser «agente estrangeira» na Rússia.
ovd.info/express-news/2025/08/29/aktivisty-zhurnalisty-emigranty-snova-popali-v-reestr-inoagentov

Refletindo sobre os recentes acontecimentos e seus protagonistas, Rusya Rassvet decidiu partilhar consigo o seu novo poema: «O Violino e o Poder».
youtube.com/shorts/9nU1W7BAxjo

Como resultado do bombardeamento de Kiev pelas tropas russas na noite de 28 de agosto, 23 pessoas morreram e outras 53 ficaram feridas. Dessas, 22, incluindo 4 crianças, morreram num prédio de cinco andares destruído no distrito de Darnytskyi. Sexta-feira foi dia de luto em Kiev.
www.bbc.com/russian/articles/czd0654d1mjo

O verão está a chegar ao fim. O diretor de programas de energia e infraestruturas do Centro Razumkov, Vladimir Omelchenko, disse ao canal «KIEV24» que, tendo em conta os bombardeamentos constantes, existe o risco de algumas regiões da Ucrânia ficarem sem aquecimento no inverno.
www.unian.net/economics/energetics/otopitelnyy-sezon-2025-26-ekspert-nazval-regiony-ukrainy-kotorye-mogut-zamerznut-13108983.html

Lembramos que continua a recolha de fundos para centrais elétricas portáteis para hospitais e escolas da Ucrânia.
antiwarcommittee.info/energyforua/

A Rússia não é propriedade deles.

Se desejas que haja mudanças na Rússia, contribui para isso.
< 🙋 125ª Manifestação semanal