🙋 126ª Manifestação semanal
Deportação de requerentes de asilo para a Rússia. Agora a tortura é permitida? Ajudamos a Ucrânia a preparar-se para o inverno.
Está a assistir às notícias da manifestação semanal em frente à embaixada da Rússia em Lisboa. Hoje é 30 de agosto, 14h30.
A 27 de agosto, o projeto de direitos humanos «Não ao Gulag", citando as suas fontes, informou sobre a deportação de mais de 50 pessoas, incluindo dezenas de requerentes de asilo, dos EUA para a Rússia. Eles foram submetidos a interrogatórios de várias horas com uso de pressão, incentivados a «cooperar» e o que foi dito, foi recolhido para fins de processo criminal.
t.me/NetGulagu/12047
A 29 de agosto, o meio de comunicação «Mozhem Objasnit» (Podemos explicar), com base em informações da parte dos familiares dos deportados, informou que um deles tinha sido detido. E lembrou que Leonid Melekhin, voluntário da campanha de Navalny, deportado após do pedido de asilo político dele ter sido recusado no final de julho, se encontra neste momento detido.
t.me/mozhemobyasnit/21424
No mesmo dia, o nosso colega nos EUA, o presidente da «Russian America for Democracy in Russia», Dmitry Valuev, disse à emissora «Deutsche Welle» que os juízes nem concedem asilo político mesmo às pessoas que foram perseguidas na Rússia por causa das suas opiniões. Segundo estimativas incompletas, cerca de mil russos aguardam a decisão das autoridades americanas.
www.dw.com/ru/ludi-prosat-spasti-ih-zizni-kak-deportiruut-iz-ssa-v-rossiu/a-73815759
À noite, a advogada especializada em imigração, Yulia Nikolaeva disse no programa «The Stream» que, de acordo com a legislação dos EUA, os cidadãos são deportados para o seu país de origem. Recentemente, começou a surgir a prática de deportação para países terceiros. Até agora, o Uganda e alguns outros países manifestaram a sua disponibilidade para acolher estas pessoas.
www.youtube.com/live/aeWXh8B9kpo?feature=shared&t=4808
Há um vídeo circulando na internet em que um combatente do grupo privado “Wagner” entra num café em Uganda, onde os locais ouvem a banda “Butyrka”, batizada em homenagem ao centro de detenção.
pikabu.ru/story/boets_vagnera_zashel_v_kafe_v_ugande_11005199
www.dw.com/ru/rossia-namerena-denonsirovat-evropejskuu-konvenciu-protiv-pytok/a-73764570 A 26 de agosto, a publicação Mediazona informou que o ex-colaborador do Yandex, Sergei Irin, foi condenado a 15 anos de prisão por ter feito uma doação ao fundo ucraniano «Volta Vivo». Em abril de 2024, ele voltou à Rússia para visitar a mãe e o irmão, e visitar os amigos.
zona.media/news/2025/08/26/irin A 29 de agosto, a nossa colega, ativista da Comunidade Democrática dos Falantes de Russo na Finlândia, Irina Vezikko, foi acusada de ser uma «agente estrangeira» na Rússia.
ovd.info/express-news/2025/08/29/aktivisty-zhurnalisty-emigranty-snova-popali-v-reestr-inoagentov Refletindo sobre os recentes acontecimentos e seus protagonistas, a poetisa Russya Rassvet decidiu partilhar connosco o seu novo poema: «O Violino e o Poder».
youtube.com/shorts/9nU1W7BAxjo
Como resultado do bombardeamento de Kiev pelas tropas russas na noite de 28 de agosto, 23 pessoas morreram e outras 53 ficaram feridas. Dessas, 22, incluindo 4 crianças, morreram num prédio de cinco andares destruído no distrito de Darnytskyi. Sexta-feira foi dia de luto em Kiev.
www.bbc.com/russian/articles/czd0654d1mjo
O verão está a chegar ao fim. O diretor de programas de energia e infraestruturas do Centro Razumkov, Vladimir Omelchenko, disse ao canal «KIEV24» que, tendo em conta os bombardeamentos constantes, existe o risco de algumas regiões da Ucrânia ficarem sem aquecimento no inverno.
www.unian.net/economics/energetics/otopitelnyy-sezon-2025-26-ekspert-nazval-regiony-ukrainy-kotorye-mogut-zamerznut-13108983.html
Lembramos que continua a recolha de fundos para centrais elétricas portáteis para hospitais e escolas da Ucrânia.
antiwarcommittee.info/energyforua/
A Rússia não é propriedade deles.
Se quer que haja mudanças na Rússia, contribua para isso.