6 dezembro, 2025 às 14:30 na Embaixada da Russia (Rua Visconde de Santarém 71, Lisboa) haverá 🙋 140ª Manifestação semanal
🙋 139ª Manifestação semanal
16 dias para combater a violência contra as mulheres. Proibição de Human Rights Watch. O Stoptime deixou a Rússia.
Está a assistir às notícias da manifestação semanal em frente à Embaixada da Rússia em Lisboa. Hoje é 29 de novembro, são 14h30.
A 25 de novembro, teve início a campanha da ONU de 16 dias em defesa das mulheres contra a violência digital. Estima-se que, em todo o mundo, quase uma em cada três mulheres tenha sofrido violência física ou sexual pelo menos uma vez na vida.
www.un.org/ru/observances/ending-violence-against-women
Vou contar a história da arquiteta e artista Olga Smirnova. Ela está a cumprir uma pena de 6 anos de prisão por várias publicações num grupo publico da rede social VKontakte «São Petersburgo Democrática – Resistência Pacífica», bem como pela organização de uma ação antigerra em 6 de março de 2022. Eis uma citação da publicação sobre a manifestação: «Os crimes de guerra particularmente graves cometidos pelos agressores russos em apenas alguns dias deste ano são comparáveis, em escala, apenas aos crimes dos nazis alemães durante a Segunda Guerra Mundial».
memopzk.org/figurant/smirnova-olga-borisovna/
Naquele dia, cerca de 5000 pessoas foram detidas em 69 cidades da Rússia durante manifestações contra a guerra.
ovd.info/articles/2022/03/06/razbitye-golovy-i-elektroshokery-itogi-antivoennoy-akcii-6-marta
apnews.com/article/russia-crackdown-undesirable-organization-human-rights-watch-17cd57227679c9995626e9444fd60ff5 A 25 de novembro, os serviços de pagamento russos recusaram-se, sem explicar os motivos, a continuar a trabalhar com o projeto de defesa dos direitos humanos OVD-Info. Durante muito tempo, o lema da sua ajuda aos detidos em manifestações foi: «Ninguém deve ficar sozinho contra o sistema». Agora, o seu objetivo é conseguir o fim total das perseguições por motivos políticos na Rússia.
meduza.io/news/2025/11/25/rossiyskie-platezhnye-servisy-otklyuchili-perevody-pravozaschitnomu-proektu-ovd-info Em abril, eles lançaram um serviço de assistência jurídica para pessoas que enfrentam pressão por suas opiniões políticas no trabalho e nos estudos.
ovd.info/content/po-sobstvennomu-zhelaniyu Desde 2017, eles estão a recorrer ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos contra detenções de participantes em protestos e outras violações dos seus direitos. Durante esse tempo, em conjunto com o centro de direitos humanos «Memorial», eles apresentaram mais de 3000 queixas, com o valor das indemnizações a atingir 1 bilhão de rublos. Agora, eles redirecionaram o fluxo de queixas para o Comité dos Direitos Humanos da ONU.
ovd.info/content/rossiya-dolzhna-podzaschitnym-ovd-info-1-milliard-rubley Dezenas de milhares de pessoas na Rússia já não podem apoiá-los, mas você pode. Inscreva-se para fazer doações regulares através do link na descrição.
donate.ovdinfo.legal/en#page=en
A 23 de novembro, soube-se que a vocalista da banda «Stoptime», Diana Loginova, e o guitarrista Alexander Orlov foram libertados e deixaram a Rússia.
www.facebook.com/100064569978792/posts/1305882564907397/
No mesmo dia, em Nova Iorque, em frente ao consulado da Federação Russa, uma associação semelhante à nossa, Russian America for Democracy in Russia (RADR), realizou uma ação musical em apoio aos músicos da banda Stoptime e a todos os músicos de rua na Rússia detidos pela polícia por tocarem canções contra a guerra.
www.instagram.com/reel/DRbZyDTDioV/?igsh=M3dtbXdsb2d1NHdn
A RADR ajuda presos políticos com alimentos e medicamentos, compra drones para os defensores da Ucrânia e fornece ajuda humanitária para civis, além de ajudar requerentes de asilo em centros de detenção nos EUA.
www.democracy4russia.org/projects
E nós continuamos a convidá-vos a participar na campanha de apoio àqueles que se opõem à guerra na Rússia. A canção de Monetochka «És soldado» já está disponível com legendas em 6 idiomas.
www.youtube.com/watch?v=8StxhvQj4T8
A Rússia não é propriedade deles.
Se quer que haja mudanças na Rússia, contribua.