22 junho, 2024 às 14:30 na Embaixada da Russia (Rua Visconde de Santarém 71, Lisboa) haverá 🙋 64ª Manifestação semanal

🙋 52ª Manifestação semanal

30 março, 2024 ⏱ 14:30
Embaixada da Russia, 📍 Rua Visconde de Santarém 69, Lisboa

Putin acusa a Ucrânia de ataque terrorista e julga uma jornalista por extremismo. Em vez de combater o terrorismo, ele bombardeia a Ucrânia.

Está a ver as notícias da manifestação semanal em frente à Embaixada da Rússia em Lisboa. Hoje, 30 de março, 14:30.

Em 27 de março, foram contabilizadas 143 vitimas mortais do ataque terrorista no Crocus City Hall em Moscovo.
www.rbc.ru/society/27/03/2024/660455979a7947006ce1aae9

Uma célula afegã-paquistanesa do Estado islâmico, dedicada à luta contra os "impérios descrentes", incluindo a Rússia, reivindicou a autoria do ataque. Os serviços secretos dos EUA acreditam que o Estado islâmico do Khorasan é responsável pelo ataque.
meduza.io/feature/2024/03/23/otvetstvennost-za-terakt-v-krokuse-vzyala-na-sebya-yacheyka-igil-vilayat-horasan-kak-voznikla-eta-gruppirovka-i-pochemu-ona-schitaet-rossiyu-odnim-iz-svoih-glavnyh-vragov

No dia 25 de março, numa reunião sobre o ataque terrorista, Putin disse que notava que "os EUA ... estão a tentar convencer ... países do mundo que, de acordo com os seus serviços secretos, não há alegadamente qualquer implicação de Kyiv no ataque terrorista de Moscovo".
kremlin.ru/events/president/news/73732

No dia 23 de março, foi publicado um vídeo que mostra um dos suspeitos do ataque terrorista, detido e a orelha cortada e enfiada na boca.
novayagazeta.eu/articles/2024/03/23/pravye-telegram-kanaly-rasprostraniaiut-video-gde-odnomu-iz-zaderzhannykh-terroristov-otrezaiut-ukho-i-zasovyvaiut-emu-v-rot-news

Outro acusado de ter cometido o ataque terrorista foi levado a tribunal numa cadeira de rodas e admitiu plenamente a sua culpa.
iz.ru/1671110/2024-03-25/chetvertyi-obviniaemyi-v-terakte-v-krokuse-pribyl-v-sud-na-kresle-katalke

O capitão reformado da polícia Nikolai Korolev disse no programa Khodorkovsky Live que a base da Guarda Nacional Russa se encontrava apenas a 30 minutos do local do ataque, mas que o assalto começou quando os terroristas já tinham partido.
www.youtube.com/live/AWTNHky6vkA?feature=shared&t=3100

O político Vladimir Milov disse num programa no canal de Alexander Pluschev que Putin e o FSB tinham informações suficientes, e não apenas dos EUA, mas deixaram o ataque acontecer. Disse ainda que precisavam de um pretexto para reativar o discurso anti-ucraniano.
youtu.be/MUfjnpXvPAQ?feature=shared&t=226

A associação "Comité 2024" afirmou que o ataque terrorista no Crocus ajudou a desviar as atenções do não reconhecimento de Putin como Presidente legítimo da Rússia. A associação propõe-se participar numa ação judicial para anular os resultados desta eleição falsa. Ligação na descrição.
www.facebook.com/Komitet2024/posts/pfbid02mhm1stgtePq4dyE3V8nGpYHz9823f3tJW1n2GEzQcFCkmqRVxjmZ5Qttc5bmEMRtl

As forças de segurança russas só sabem lutar contra cidadãos desarmados. A jornalista da Sota Vision, Antonina Favorskaya, foi detida depois de ter feito gravações no cemitério onde está enterrado o político Alexei Navalny, que foi morto na prisão. Antonina está a ser julgada por ligações à Fundação Anti-Corrupção, que foi classificada como extremista pelas autoridades russas.
zona.media/online/2024/03/29/antonina

Em vez de combater o terrorismo no seu próprio país, o exército russo intensificou os bombardeamentos terroristas contra as infraestruturas civis da Ucrânia. No dia 22 de março, a central hidroelétrica de Dnieper foi gravemente danificada e a cidade de Kharkiv ficou completamente sem eletricidade.
www.bbc.com/russian/articles/c4n7pjxgl83o

As tropas de Putin estão a utilizar mísseis hipersónicos que demoram 7 a 10 minutos a voar da Crimeia para Kiev.
www.unian.net/weapons/ataki-rf-po-ukraine-ekspert-obyasnil-chem-otlichayutsya-rakety-cirkon-i-kinzhal-12584301.html

O deputado Andrei Lugovoi afirmou no programa de propaganda de Vladimir Solovyov na televisão russa que Kharkiv deveria ser desenergizada de tal forma que se tornasse inabitável. Sugeriu que se fizesse o mesmo noutras cidades. Lugovoi foi quem envenenou o tenente-coronel do FSB Alexander Litvinenko, que fugiu para a Grã-Bretanha em 2006.
www.youtube.com/live/AWTNHky6vkA?feature=shared&t=576

O Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky espera uma ofensiva em grande escala das tropas russas em maio a junho. Disse que a Ucrânia precisa atualmente de ajuda sob a forma de fornecimento de munições de artilharia e de sistemas de defesa aérea Patriot.
www.moscowtimes.ru/2024/03/28/zelenskii-vsu-ne-gotovi-k-rossiiskomu-nastupleniyu-v-mae-iyune-a126102

Apelamos à comunidade internacional e pedimos-lhe que forneça à Ucrânia todas as armas necessárias.

< 🙋 51ª Manifestação semanal 🙋 53ª Manifestação semanal >