22 junho, 2024 √†s 14:30 na Embaixada da Russia (Rua Visconde de Santar√©m 71, Lisboa) haver√° ūüôč 64¬™ Manifesta√ß√£o semanal

ūüôč 53¬™ Manifesta√ß√£o semanal

6 abril, 2024 ‚ŹĪ 14:30
Embaixada da Russia, ūüďć Rua Visconde de Santar√©m 69, Lisboa

Hoje √© o anivers√°rio da nossa manifesta√ß√£o semanal. Faz um ano que nos reunimo-nos todos os s√°bados √†s 14h30 em frente √† Embaixada da R√ļssia em Lisboa.

Recordando a razão pela qual nos reunimos aqui e recordando o aniversário amargo - há dois anos descobrimos as imagens horríveis dos crimes cometidos pelo exército russo em Bucha e Irpen - gostaríamos de fazer algo significativo neste dia.
ru.euronews.com/my-europe/2024/04/03/eu-trip-to-bucha

Felizmente, fic√°mos a conhecer a Orphans Feeding Foundation e a sua fundadora, Mariam Lambert. H√° 3 semanas eles tamb√©m celebraram um anivers√°rio: a sua miss√£o de ajudar a Ucr√Ęnia j√° cumpriu dois anos. Em dois anos, conseguiram trazer 36 crian√ßas de volta √† Ucr√Ęnia e evacuar 112 pessoas de aldeias na linha da frente, incluindo Bakhmut e Soledar.
www.linkedin.com/posts/orphans-feeding_ukraine-standwithukraine-activity-7173940041415581696-vd-p

Recebemos a confirmação de que o seu programa Bring Kids Back UA está a funcionar bem e tencionamos apoiá-lo. Também vocês podem apoiá-lo. O link está na descrição.
www.orphans-feeding-foundation.org/bring-kids-back-ua-program/

O nosso segundo tema de hoje √© o protesto internacional dos Venezuelanos que exigem elei√ß√Ķes justas. Putin reconduziu-se recentemente no cargo presidencial enquanto fingia realizar elei√ß√Ķes. No dia 28 de julho, o ditador Nicolas Maduro vai fazer o mesmo.

A pol√≠tica Maria Corina Machado foi proibida pelo governo venezuelano de concorrer √†s elei√ß√Ķes presidenciais.
pt.wikipedia.org/wiki/Mar%C3%ADa_Corina_Machado

As autoridades venezuelanas est√£o a bloquear o registo da √ļnica candidata da oposi√ß√£o, a Professora Corina Yoris, que foi apoiada por Maria e que ganhou as prim√°rias.
apnews.com/article/venezuela-election-machado-opposition-candidate-13cf51349679a63ed679967c218aa959

As embaixadas venezuelanas no estrangeiro, sob o pretexto de n√£o terem recebido m√°quinas de voto, tentam impedir mais de 5 milh√Ķes de Venezuelanos de se registarem para votar.
www.batimes.com.ar/news/latin-america/venezuelas-huge-diaspora-struggles-to-register-to-vote-for-election.phtml

As motiva√ß√Ķes do protesto s√£o:

- Apoio a Maria Corina Machado, denunciando que os seus direitos políticos continuam a ser violados. E, ao mesmo tempo, a arbitrariedade do regime de Maduro em não permitir uma candidatura unitária representada pela Professora Corina Yoris.

- Pela cessa√ß√£o das viola√ß√Ķes dos direitos humanos, das persegui√ß√Ķes pol√≠ticas e das deten√ß√Ķes arbitr√°rias dos membros do Comando de Campanha do partido pol√≠tico de Maria Corina Machado.

- Devido √† exig√™ncia de condi√ß√Ķes eleitorais para poder votar no estrangeiro. As embaixadas e consulados venezuelanos em todo o mundo est√£o a violar o direito de eleger de mais de 4 milh√Ķes de venezuelanos que est√£o aptos a votar.

Recorde-se que as elei√ß√Ķes de 2018 na Venezuela n√£o foram reconhecidas pela Europa, pelos EUA e mesmo pela maior parte da Am√©rica Latina. E tamb√©m que h√° cerca de 300 presos pol√≠ticos na Venezuela.
en.wikipedia.org/wiki/2018_Venezuelan_presidential_election

Na R√ļssia, j√° s√£o v√°rios milhares de presos pol√≠ticos.
meduza.io/feature/2023/11/23/skolko-lyudey-v-rossii-presleduyut-po-politicheskim-motivam-po-kakim-statyam-obychno-sudyat-politzaklyuchennyh-a-kakoy-region-samyy-opasnyy-s-tochki-zreniya-repressiy

Junte-se a nós na terça-feira dia 9 de abril para a projeção do filme "O Caso Dmitriev". O filme conta a história da vida de um historiador idoso e solitário que lutou contra o apagamento da história pelo Estado russo e se tornou prisioneiro político, tendo sido condenado a 15 anos de prisão. Depois do filme, falaremos sobre a preservação da memória histórica e as particularidades da política histórica da Federação Russa. A hiperligação para a compra de bilhetes encontra-se na descrição.
www.tickettailor.com/events/libertylisbon/1217415
< ūüôč 52¬™ Manifesta√ß√£o semanal ūüôč 54¬™ Manifesta√ß√£o semanal >