21 dezembro, 2024 às 14:30 na Embaixada da Russia (Rua Visconde de Santarém 71, Lisboa) haverá 🙋 90ª Manifestação semanal
🙋 54ª Manifestação semanal
A guerra no Donbass começou com a tomada do departamento de polícia da cidade de Slavyansk no dia 12 de Abril de 2014.
gordonua.com/publications/Zavtra-byla-voyna-God-nazad-terroristy-nachali-zahvat-Slavyanska-75620.html
Igor Girkin (Strelkov), um coronel na reserva do Serviço Federal de Segurança russo (FSB) que liderou a invasão, disse numa entrevista ao jornal Zavtra que, durante as primeiras duas semanas, ninguém queria lutar e ambos os lados queriam convencer-se mutuamente. "Praticamente, a guerra, que ainda está a decorrer, foi iniciada pela nossa unidade". - afirmou.
zavtra.ru/blogs/kto-tyi-strelok
A 4 de março de 2014, quando Putin foi questionado sobre a nacionalidade dos soldados envolvidos no conflito, disse que eram forças de autodefesa locais.
As gravações das negociações que foram interceptadas provam que os separatistas estavam a seguir ordens da Rússia. É revelador o modo como o tecnólogo político de Moscovo, Alexander Borodai, fez passar o texto da Constituição que continha erros, e que foi enviado por Vladislav Surkov. Surkov era na altura assessor do Presidente russo.Em 15 de março de 2015, Putin já tinha dito que, sob o pretexto de reforçar a segurança das varias instalações na Crimeia, tinham sido transferidas para lá unidades especiais do GRU e militares.
www.youtube.com/watch?v=wLa2MOKFAVM
Uns meses depois foi abatido o Boeing MH17 da Malaysian Airlines foi abatido enquanto atravessava o espaço aéreo acima da região de Donbass. Um tribunal dos Países Baixos considerou que Girkin, Dubinsky e Kharchenko eram culpados do acidente devido ao impacto de um míssil Buk SAM trazido da Rússia.
ru.euronews.com/2022/11/17/netherlands-court-mh17-verdict-ppp
As autoridades russas culparam a Ucrânia. O "despachante Carlos", que alegadamente trabalhava no aeroporto de Kiev e escreveu que os caças ucranianos estavam a perseguir o avião de Malaysian Airlines, ao final revelou-se ser um fraudador julgado em Espanha. E o seu "trabalho" foi pago pela filial espanhola do canal de televisão de propaganda russa, Russia Today.
www.rferl.org/a/catch-carlos-if-you-can-mh17-russia-ukraine/29065244.html
Em julho de 2014, o Canal Um da televisão russa mostrou uma história sobre um "rapaz crucificado" pelos Ucranianos para acusar o exército ucraniano de intimidar os civis. Os residentes locais negaram o facto e chamaram aos soldados ucranianos "anjos da guarda".
www.stopfake.org/ru/lozh-raspyatie-v-efire-pervogo-kanala/
E uma das primeiras coisas que as autoridades russas fizeram quando capturaram a cidade de Mariupol foi mostrar propaganda nos ecrãs especiais colocados acima de carros.
www.youtube.com/watch?v=iMn8Ooe6wlk
De acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, o número de mortes de civis em Donbass estava a diminuir constantemente antes do início da invasão em grande escala.
www.dw.com/ru/zertvy-vojny-na-vostoke-ukrainy-infografika/a-51469181
No ano passado, o antigo major do GRU russo Igor Salikov disse ao canal Gulagu.net que os próprios separatistas disparavam sobre o território sob o seu controlo para manter o estado de guerra.
youtu.be/GMpl2TPNqW8?si=xsLMd_DsprAnUA_K&t=5701
Em 2013, as empresas do Donbass representavam cerca de 15% do PIB da Ucrânia. Agora, as autoridades autoproclamadas estão a encerrar as minas do Donbass às dezenas, em violação das normas tecnológicas. Isto leva à contaminação das fontes de água potável.
zona.media/article/2022/07/26/coal
gordonua.com/news/society/Promyshlennost-Donbassa-Svobodnyy-polet-ili-svobodnoe-padenie-74032.html
Antes da guerra, o nível médio dos salários em Donetsk era um dos mais elevados da Ucrânia. Em 2019, os salários já eram 4 vezes mais baixos do que antes da guerra.
www.radiosvoboda.org/a/29728846.html
Depois, a propaganda promoveu a tese do que "o Donbass foi bombardeado durante oito anos" e Putin iniciou uma grande guerra em que, só nos primeiros meses, morreram mais civis do que nos oito anos anteriores.
www.dw.com/ru/oon-v-ukraine-za-dva-goda-vojny-pogibli-bolee-10-tysac-mirnyh-zitelej/a-68346488
O bem-estar das pessoas nunca foi o objetivo de Putin. Apelamos a uma atitude crítica em relação às mensagens pró-russas sobre a Ucrânia: a propaganda russa não é difundida apenas em russo.