25 janeiro, 2025 às 14:30 na Embaixada da Russia (Rua Visconde de Santarém 71, Lisboa) haverá 🙋 95ª Manifestação semanal
🙋 78ª Manifestação semanal
Debate sobre a revolução na Rússia. Um militar russo resgatado pelas forças armadas ucranianas. Centrais eléctricas destruídas na Ucrânia.
Está a ver as notícias da manifestação semanal em frente à embaixada russa em Lisboa. Hoje, 28 de setembro, 14:30.
No dia 25 de setembro, o serviço russo do The Moscow Times publicou um artigo de opinião do figura pública russo Vladislav Inozemtsev. O autor explique que para derrubar o regime, é necessário inspirar-se da experiência dos russos exilados entre 1900 e 1917, que referiam-se a si próprios como revolucionários. Destaca algumas teses que servem para os revolucionários de hoje: supressão total das agentes da autoridade que pensam que são o poder, viver em prosperidade só é possível derrubando este poder, dissolução da “federação” imperial com a preservação da parte europeia, trabalhar na decomposição do exército russo para parar a guerra.
www.moscowtimes.ru/2024/09/25/ot-oppozitsionnosti-k-revolyutsii-a143051
No dia 27 de setembro o político Gennady Gudkov, no canal de Yevgeny Kiselyov, supôs que as mudanças na doutrina nuclear podiam ser uma das razões para desencadear uma revolução dentro do sistema. Putin espera salvar-se num bunker onde não há espaço suficiente para todos.
www.youtube.com/watch?v=nEB7cWOPJ5w
No mesmo dia, Vladimir Osechkin, no seu canal, respondendo à pergunta “porque é que os militares russos não viram as armas para quem os comanda?”, sugeriu a união dos militares russos dissidentes, que perceberam que são governados por criminosos de guerra, bandidos e corruptos.
www.youtube.com/live/u0lpJepZtJQ?si=uXgGRti-ynHPMFZi&t=1873
t.me/russianocontext/4721 Em 20 de setembro, o canal do Centro Unificado para a recepção das rendições dos militares russos, “Quero viver” publicou uma história sobre um operador de drones das forças armadas ucranianas que salvou um soldado russo que se tinha rendido.
t.me/hochu_zhyt/1943 O canal "Quero viver” oferece aos militares russos a possibilidade de se renderem e salvarem as suas vidas.
t.me/spasisebyabot O movimento democrático juvenil “Primavera” recordou que, há 10 anos, no dia 21 de setembro de 2014, milhares de pessoas desfilaram durante as Marchas pela paz, organizadas pela oposição russa unida, e apelaram à retirada das tropas da Ucrânia.
www.instagram.com/p/DALviXuCUKy/ O número de sabotagens e tentativas de sabotagem na Europa aumentou drasticamente nos últimos dois anos. Em 26 de setembro, um consórcio internacional de jornalistas divulgou os resultados de uma investigação sobre o recrutamento de cidadãos europeus para cometerem sabotagem, fogos postos e assassínios.
www.occrp.org/en/investigation/make-a-molotov-cocktail-how-europeans-are-recruited-through-telegram-to-commit-sabotage-arson-and-murder Em julho, o Centro “Dossier” apresentou aos leitores uma equipa de oficiais do GRU (serviços de inteligência russo) que procurava organizadores e autores de atentados entre ativistas pró-russos, ativistas de extrema esquerda e de extrema direita.
dossier.center/diversion/ Em 24 de setembro, o projeto de monitorização da censura da Internet na China GreatFire revelou que a Apple removeu cerca de 60 aplicações VPN da App Store russa nos últimos 2,5 meses, sem exigências oficiais.
applecensorship.com/news/apple-is-silently-removing-vpn-apps-from-russias-app-store Em 22 de setembro, o BES.media falou de mais um cidadão russo que está ameaçado de deportação para a Rússia devido à sua posição anti-guerra. Yevgeny Nakaznenko no Cazaquistão está atualmente sob ameaça de extradição.
bes.media/news/zaderzhanniy-v-aeroportu-almati-za-kritiku-voyni-v-ukraine-rossiyanin-obratilsya-k-kazahstantsam-19e685/
No dia 25 de setembro, o Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky interveio na Assembleia Geral da ONU. Afirmou que Putin destruiu todas as centrais térmicas, a maior parte das centrais hidroelétricas e parece estar a planear ataques a centrais nucleares. Zelensky recordou ainda a fórmula para uma paz justa e pediu apoio.
www.youtube.com/live/_FMGJDMjEns?feature=shared&t=2845
As comunidades anti-guerra e pró-democracia russas continuam a recolher fundos para centrais eléctricas portáteis destinados a hospitais e escolas na Ucrânia. Encontra uma oportunidade para fazer o teu donativo.
antiwarcommittee.info/energyforua/
Provas e links na descrição. Subscreve e ajuda!