25 janeiro, 2025 às 14:30 na Embaixada da Russia (Rua Visconde de Santarém 71, Lisboa) haverá 🙋 95ª Manifestação semanal
🙋 77ª Manifestação semanal
Fuga de informação: falsificações e memes para reduzir a ajuda à Ucrânia. RT adquiria armas. Incêndios em Portugal.
Está a ver as notícias do manifestação semanal em frente à Embaixada da Rússia em Lisboa. Hoje é dia 21 de setembro, 14h30.
Os meios de comunicação social alemães Süddeutsche Zeitung, NDR, WDR, bem como a mídia online da Estónia, Delfi, obtiveram o acesso aos documentos internos da "Agência do Design Social" (abreviado por ADS). A 16 de setembro o projeto "Esquemas" (Rádio Liberty) disse que a ADS criava falsificações, caricaturas e memes à volta dos temas sensíveis para a sociedade ucraniana. A agência usa-os para semear o descontentamento entre os ucranianos e minar a ajuda ocidental ao país. Estas falsificações foram apanhadas por pessoas famosas, inclusive nos Estados Unidos. Além disso, a ADS apoiou o partido “Alternativa para a Alemanha”, "Frente Nacional" francesa e "Frente Nacional" de um político pró-Kremlin Viktor Medvedchuk na Ucrânia.
www.radiosvoboda.org/a/schemy-kreml-dezinformatsiya-asd-hambashydze/33121898.html
O meio de comunicação investigativa israelita Shomrim também participou na investigação e falou dos esforços da ADS no sentido de influenciar opinião pública de Israel. A agência ocupou-se de reforçar a posição do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu devido à sua posição relativamente à guerra na Ucrânia, distribuído panfletos anti-ucranianos nas sinagogas e pintando grafítis provocativos. Os jornalistas também encontraram uma campanha de incitamento contra os imigrantes russos em vários países europeus.
www.shomrim.news/eng/russias-influence-campaign-in-israel
A 13 de setembro, o Departamento de Estado dos EUA alertou o mundo que a RT estava envolvida no recrutamento secreto, no pagamento dos serviços prestados por estrelas das redes sociais e na compra de ajuda letal para os militares russos. Foram introduzidas as sanções que não impedem que as pessoas sancionadas se dediquem ao jornalismo não proibido.
www.state.gov/alerting-the-world-to-rts-global-covert-activities/
antiwarcommittee.info/energyforua/ A 19 de setembro, no dia de aniversário do músico Pavel Kushnir, em Belgrado, os participantes da Sociedade Democrática Russa na Sérvia realizaram uma mini-exposição e uma noite memorial. Pavel foi preso no final de maio por causa de vídeos anti-guerra e, dois meses depois, morreu num centro de detenção provisória durante a greve de fome.
t.me/RDO_Serbia/1866 A 9 de agosto, o projeto de direitos humanos “Primeiro Departamento” apresentou aos subscritores os trabalhos de outros músicos presos por razões políticas e forneceu endereços deles para a troca de cartas.
dept.one/story/muzyka-politzaklyuchennyh/ Espreite o podcast deles “Música anti-guerra”.
podcast.ru/e/46NJMbHMfhN
Sete pessoas morreram e 166 ficaram feridas nos incêndios que afetaram as regiões do norte e do centro de Portugal durante a semana passada. A chuva melhorou a situação, mas os incêndios persistem.
www.rtp.pt/noticias/pais/dia-de-luto-nacional-chuva-alivia-bombeiros-mas-ainda-ha-chamas_n1601289
Entre os mortos há quatro bombeiros.
x.com/ligabombeiros/status/1836821603272761679
No dia 20 de Setembro foi declarado o luto nacional em Portugal. Nós na Associação de russos livres expressamos as nossas condolências aos familiares dos mortos, aos feridos e às pessoas que perderam a propriedade devido a incêndios.
www.portugal.gov.pt/pt/gc24/comunicacao/noticia?i=governo-decreta-dia-de-luto-nacional-em-homenagem-as-vitimas-dos-incendios
A rede portuguesa de apoio social da igreja "Cáritas" ajuda pessoas afetadas pelos incêndios. Apoie o trabalho deles com o seu donativo.
caritas.pt/2024/noticias-noticias/incendios-caritas-acompanha-e-disponivel-para-apoiar/
Encontre provas e links na descrição. Subscreva-se e ajude!