9 novembro, 2024 às 14:30 na Embaixada da Russia (Rua Visconde de Santarém 71, Lisboa) haverá 🙋 84ª Manifestação semanal
🙋 81ª Manifestação semanal
Declarações belicosas da Coreia do Norte e da China. Deportação de ativistas. Moskalev foi liberto.
Está a ver as notícias da manifestação semanal em frente à embaixada russa em Lisboa. Hoje, 19 de outubro, 14:30.
No dia 16 de outubro, o Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky afirmou, numa intervenção no Parlamento, que os serviços secretos ucranianos tinham observado não só a transferência de armas da Coreia do Norte para a Rússia, mas também a transferência de pessoas. Estas pessoas estão a ser enviadas para as fábricas e para o exército russo.
www.youtube.com/watch?v=4cpAmBJBlKk
Em 18 de outubro, o Centro Ucraniano de Comunicações Estratégicas e Segurança da Informação “Spravdi” publicou um vídeo de soldados norte-coreanos a serem equipados com equipamento militar russo.
t.me/spravdi/42230
Em 17 de outubro, a agência de noticias Reuters informou que a Coreia do Norte tinha classificado a Coreia do Sul como um "Estado hostil" e, em 15 de outubro, as forças armadas norte-coreanas fizeram explodir secções das estradas que ligam o país à Coreia do Sul.
www.reuters.com/world/asia-pacific/north-korea-reports-road-rail-links-cut-off-with-hostile-state-south-korea-kcna-2024-10-16/
Em 14 de outubro, a agência de noticias estatal chinesa Xinhua informou que o exército chinês treinou para preparar-se à tomada de controlo da ilha de Taiwan e dos seus arredores. Li Xi, porta-voz da Zona Oriental do Comando de Combate do Exército da China, disse que os exercícios servem para punir as forças separatistas que procuram a independência de Taiwan.
english.news.cn/20241014/834fb5ea2b444c6a8625890b95cca583/c.html
www.youtube.com/watch?v=pNWdhSQmFLc Estamos a fazer uma recolha para este fundo, por favor apoie-o com um donativo. O regresso de uma criança custa mais de 2000 euros. Recordamos que o dinheiro vai inteiramente para o fundo.
www.every.org/orphans-feeding-foundation/f/help-us-return-the-deported Apoie também a recolha de fundos para centrais eléctricas portáteis para hospitais e escolas na Ucrânia.
antiwarcommittee.info/en/energy-for-life/
No dia 10 de outubro, The Guardian falou sobre as provas recolhidas pela organização humanitária No Name Kitchen, que revelam que na Croácia, os pertences pessoais e os documentos dos requerentes de asilo foram queimados e os mesmos foram empurrados para à Bósnia pela polícia de fronteira croata, segundo as suas informações.
www.theguardian.com/global-development/2024/oct/10/photos-croatia-police-phones-passports-asylum-seekers
Em julho, contámos a história de Vladislav Arinichev, que as autoridades croatas querem deportar por estar na lista de “extremistas e terroristas” da Rússia devido às suas declarações contra a guerra.
www.youtube.com/watch?v=RU2JQ9NArqo
Em 11 de outubro, o Movimento Juvenil "Vesna" noticiou que uma família russa que faz parte da oposição, com cinco filhos, seria deportada da Suécia depois de lhe ter sido recusado asilo. As autoridades suecas decidiram que a família Rogachevsky não corria qualquer perigo no seu país de origem.
www.instagram.com/p/DA_GWRrRrUB/
www.idelreal.org/a/kak-pogib-figurant-baymakskogo-dela-rifat-dautov-nezavisimyy-ekspert-utverzhdaet-ot-poboev-posle-zaderzhaniya/33158076.html E, finalmente, boas notícias: Alexei Moskalev foi libertado da colónia depois de cumprir dois anos de prisão. A sua filha foi ter com ele logo à saída da prisão.
www.bbc.co.uk/programmes/p0jxw36q O projeto de direitos humanos “OVD Info” recordou a sua história: a família foi alvo da atenção dos agentes da autoridade depois de a filha de Alexei, Masha, ter feito um desenho contra a guerra numa aula de arte na escola.
ovd.info/express-news/2024/10/15/aleksey-moskalev-osvobodilsya-iz-kolonii-otbyv-srok Provas e links na descrição. Subscreve e ajuda!