9 novembro, 2024 às 14:30 na Embaixada da Russia (Rua Visconde de Santarém 71, Lisboa) haverá 🙋 84ª Manifestação semanal
🙋 83ª Manifestação semanal
Expansão do biolaboratório perto de Moscovo. Marcha contra Putin e a guerra. Inverno na Ucrânia.
Está a ver as notícias da manifestação semanal em frente à embaixada russa em Lisboa. Hoje 2 de novembro, 14:30.
No dia 25 de outubro, o Washington Post mostrou imagens de satélite de um local de investigação militar perto de Moscovo, onde estão a ser construídos 10 novos edifícios para expandir o biolaboratório Sergiev Posad-6, da era soviética. Numa entrevista ao jornal Estrela Vermelha, o comandante militar dos laboratórios, Sergei Borisevich, descreveu as instalações como “a espinha dorsal do sistema de defesa biológica do país”. O 48.º Instituto Central de Investigação, que funciona em Sergiev Posad, está ligado ao desenvolvimento de armas químicas conhecidas pelas tentativas de assassínio de Navalny e dos Skripals.
www.washingtonpost.com/national-security/interactive/2024/russia-biological-chemical-weapons-laboratory-expansion/
E possivelmente ligado aos dois envenenamentos de Vladimir Kara-Murza.
ru.bellingcat.com/novosti/russia/2021/03/20/vladimir-kara-murza-tailed-by-members-of-fsb-squad-prior-to-suspected-poisonings-ru/
www.youtube.com/watch?v=WQPlIf8rRKM A capa do vídeo mostra bandeiras russas, o que causou grande polémica. Vladimir Kara-Murza explicou ao canal de televisão Dozhd que a marcha faz referência à marcha contra a guerra na Ucrânia realizada a 21 de setembro de 2014 em Moscovo, organizada por Boris Nemtsov, que foi morto alguns meses mais tarde.
www.youtube.com/watch?v=u3vDyhdwi3w Nós, da Associação de russos livres, consideramos que a bandeira tricolor russa, apesar de ter sido uma bandeira da revolução nos anos 90, tornou-se agora um dos símbolos da guerra invasiva e dos crimes de guerra, razão pela qual esta bandeira é proibida nas nossas manifestações. Tragam o nosso símbolo de resistência à guerra e ao Putinismo: a bandeira branca-azul-branca. Nós e outros activistas russos contra a guerra, unidos na comunidade Free Russians Global, já estamos a planear acções nas nossas cidades. Espera um anúncio também em Lisboa.
freerussians.global/
Soube-se ontem que, após um ano em prisão domiciliária, o realizador e ativista belaruso Andrei Gnjot está em liberdade e deixou a Sérvia.
www.facebook.com/andrew.gnyot/posts/pfbid025UVtkWTsFpZovZr6L4A5G2e2FjpqRGazsSRtKasYqzRkraAx1M3ryxxXfGAw5Cvcl
Em 21 de outubro, o ativista russo anti-guerra Vladislav Arinichev foi libertado da prisão na Croácia, mas os julgamentos ainda estão a decorrer, pelo que continua a precisar do seu apoio.
www.facebook.com/CentarzaMirovneStudije/posts/pfbid03ak6W3rXgH5Z6C8z1wC7iftLxPazKsaMEz2s6zoopT4inMmgNEnsLWPie3wcGLK4l
Em 16 de outubro, depois de se ter recusado a prolongar a autorização de residência de Anton Bobryshev, um russo com uma posição anti-guerra, a Sérvia ordenou-lhe que abandonasse o país no prazo de um mês.
www.slobodnaevropa.org/a/rusija-srbija-bezbednosni-rizik/33161057.html
www.lemonde.fr/en/pixels/article/2024/10/27/strava-the-exercise-app-filled-with-security-holes_6730709_13.html
A meteorologista Natalka Dydenko disse na sexta-feira que uma frente fria atmosférica tinha chegado à Ucrânia. Prevê-se neve húmida e ventos fortes em várias regiões a 4 de novembro.
www.facebook.com/tala.didenko/posts/pfbid028KWpjWEEBinTc2U3LCE5PNTCzMmGbuRp3nE5tvEKU6n5GecdwPmoQrxUPW51zcb2l
Por isso, em conjunto consigo, vamos concluir rapidamente a angariação de fundos a recolha de fundos para centrais eléctricas portáteis, que realizamos em conjunto com outras associações russas contra a guerra.
antiwarcommittee.info/en/energy-for-life/
Prufs e links na descrição. Subscreve e ajuda!