22 fevereiro, 2025 às 14:30 na Embaixada da Russia (Rua Visconde de Santarém 71, Lisboa) haverá 🙋 99ª Manifestação semanal

🙋 97ª Manifestação semanal

8 fevereiro, 2025 ⏱ 14:30
Embaixada da Russia, 📍 Rua Visconde de Santarém 71, Lisboa

Espingardas americanas no exército russo. Gaiun belarusso vazado. A exposição NÃO À GUERRA.

Está a ver as notícias da manifestação semanal em frente à Embaixada da Rússia em Lisboa. Hoje é dia 8 de fevereiro, 14:30.

No dia 3 de fevereiro, o The Insider publicou os números de série de 134 espingardas Desert Tech fornecidas à Rússia após o início da guerra em grande escala na Ucrânia. Apesar da proibição de armas ligeiras imposta pela UE e pelos EUA em 2014, as importações para a Rússia continuam. As Desert Tech podem atingir alvos até 3 quilómetros de distância, enquanto as suas congéneres russas só podem atingir alvos até 1 quilómetro de distância.
theins.ru/news/278466

A 6 de fevereiro, o jornal Novaya Gazeta Europa noticiou que o programa “Tempo de heróis” implementado sob as instruções do Vladimir Putin tinha tornado o participante da guerra na Ucrânia num representante da “nova elite”. Nursultan Mussagaleyev foi nomeado vice-ministro interino da Política regional e de Informação da Região de Orenburg. O Serviço de Segurança da Ucrânia afirma que, durante uma das “operações de limpeza” no distrito de Buchanskiy, Mussagaleyev ordenou aos seus subordinados que raptassem, torturassem e matassem um civil por causa de fotografias encontradas no telemóvel dele que representavam materiais de construção.
novayagazeta.eu/articles/2025/02/06/voennyi-obviniaemyi-v-rasstrele-mirnykh-zhitelei-v-buche-stal-ispolniaiushchim-obiazannosti-zamministra-v-orenburgskoi-oblasti-news

No dia 7 de fevereiro, o projeto de monitorização independente “Belaruski Gayun”, que acompanha os movimentos das tropas na Belarus, anunciou o seu encerramento. Antes, o criador do projeto, Anton Motolka, tinha afirmado que o chatbot do projeto tinha sido heckeado. A BYSOL lançou uma linha direta, onde aconselha a evacuação de pessoas, ameaçadas de detenção por terem enviado informações ao Gayun.
www.currenttime.tv/a/belaruski-gayun/33306861.html

No mesmo dia, 6 pessoas perseguidas por causa de uma concentração popular em Baymak foram condenadas a penas que podem ir até 5 anos.
ovd.info/express-news/2025/02/07/shest-chelovek-presleduemykh-po-sledam-narodnogo-skhoda-v-baymake

Em meados de janeiro de 2024, um dos defensores do shikhan de Kushtau, o ativista bashkir Fail Alsynov, foi condenado a 4 anos de prisão. Este facto causou indignação entre os residentes da república, que se deslocaram a Baymak. Poucos dias depois, os participantes começaram a ser detidos pelo alegado “motim em massa”. A OVD-Info está a defender 15 arguidos no “caso Baymak”. Atualmente, estão a angariar fundos para advogados e despesas de transporte.
baymak.io/

A 6 de fevereiro, o jornal online “Fontanka.ru” noticiou a morte do bardo dos Urais, Vadim Stroikin, ocorrida durante as buscas no seu apartamento no âmbito de um processo de financiamento das Forças Armadas da Ucrânia. O Vadim tinha ido à cozinha beber água e mais tarde o seu corpo foi encontrado na rua.
t.me/fontankaspb/76059

A 5 de fevereiro, a Radio Liberty noticiou que um tribunal de Samara sentenciou o músico Andrei Shabanov a seis anos de prisão por ter condenado a invasão militar russa na Ucrânia e, de acordo com a investigação, ter incitado ao apoio às Forças Armadas da Ucrânia.
www.svoboda.org/a/tyazheloboljnogo-muzykanta-shabanova-prigovorili-k-shesti-godam-kolonii/33304440.html

No dia 24 de fevereiro, às 17h00, na Padaria do Povo, realizamos uma exposição colectiva de arte intitulada “NÃO À GUERRA”. Cerca de 15 artistas, fotógrafos e escultores já estão prontos para participar. Convidamos pessoas ligadas à arte e mecenas a contribuir para a causa da paz. Não ganhamos dinheiro com isso, nem com qualquer outro evento que organizamos.
adrl.pt/net-voine/pt

Os donativos serão transferidos à Energy For Life, uma angariação de fundos que adquire centrais eléctricas portáteis solicitadas por hospitais e escolas na Ucrânia.
antiwarcommittee.info/en/energy-for-life/

Além disso, já temos mais de 5.000 seguidores nos nossos 12 canais nas redes sociais! Junte-se a nós!

Provas e links na descrição. Subscreva e ajude!

< 🙋 96ª Manifestação semanal 🙋 98ª Manifestação semanal >