23 agosto, 2025 às 14:30 na Embaixada da Russia (Rua Visconde de Santarém 71, Lisboa) haverá 🙋 125ª Manifestação semanal

🙋 124ª Manifestação semanal

16 agosto, 2025 ⏱ 14:30
Embaixada da Russia, 📍 Rua Visconde de Santarém 71, Lisboa
🙋 124ª Manifestação semanal

5 anos do envenenamento de Navalny. 5 anos de protestos na Belarus. 50 milhões de dólares por Maduro.

Está a assistir às notícias da manifestação semanal em frente à embaixada da Rússia em Lisboa. Hoje é 16 de agosto, 14h30.

Em 20 de agosto de 2020, Alexei Navalny foi envenenado com o “Novichok”. Milagrosamente sobrevivente, Alexei publicou uma gravação da sua conversa telefónica com Konstantin Kudryavtsev, na qual este descreveu os detalhes da operação de envenenamento do FSB.
www.youtube.com/watch?v=ibqiet6Bg38

O avião em que Alexei passou mal deveria voar de Tomsk para Moscou, mas os pilotos decidiram pousar em Omsk, apesar de o aeroporto ter anunciado que ele estava «minado». Os funcionários do serviço médico do aeroporto e da ambulância diagnosticaram envenenamento tóxico e tomaram as medidas necessárias.
www.instagram.com/p/CFjfdEHlqdY/

Os funcionários da clínica «Charité», onde Alexei foi tratado após o envenenamento, escreveram num artigo na revista científica «The Lancet» que a ventilação artificial dos pulmões, realizada nas primeiras horas após o envenenamento, foi decisiva.
meduza.io/news/2020/12/23/klinika-sharite-opublikovala-v-zhurnale-the-lancet-statyu-o-lechenii-navalnogo

Em fevereiro de 2025, o portal de notícias «t-online» informou que a procuradoria alemã apresentou acusações contra o diretor da empresa «Riol-Chemie» pelo fornecimento de substâncias altamente tóxicas à Rússia através de uma rede de intermediários. Desde setembro de 2018, investigadores americanos identificaram toda uma rede de empresas para ocultar os verdadeiros destinatários dos produtos químicos e equipamentos. O destinatário final presumido é o grupo «Himmeld», que abastece os laboratórios do Ministério da Defesa e do Ministério do Interior da Federação Russa. A «Himmed» está sob sanções dos EUA, motivadas pelo envenenamento de Aleksei Navalny.
www.t-online.de/nachrichten/deutschland/innenpolitik/id_100596978/russland-anklage-deutsche-firma-soll-gift-chemikalien-geliefert-haben.html

Em 9 de agosto de 2020, após as eleições presidenciais fraudulentas, começaram os protestos mais massivos da história da Belarus independente. No quinto aniversário, o meio de comunicação «Zerkalo» traz citações de discursos de políticos mundiais dirigidos ao belarussos. «Apoiar a Belarus democrática é simultaneamente um dever moral e um investimento estratégico na segurança da Europa», afirma Marcos Perestrello, presidente da Assembleia Parlamentar da OTAN.
news.zerkalo.io/economics/105878.html

Em 10 de agosto de 2020, Alexander Taraykovsky, de 34 anos, morreu em Minsk. Sua morte se tornou um dos principais símbolos do movimento de protesto de 2020. O portal “Nasha Niva” lembra que as gravações de vídeo mostram Taraykovsky, desarmado, a caminhar em direção às forças de segurança com os braços levantados, e um deles a disparar contra Alexander à curta distância.
nashaniva.com/ru/374296

Citarei a ativista da Comunidade belarussa na Itália, Ekaterina Zuyuk, na nossa conferência «A Rússia precisa do 25 de abril»: «Viva a Belarus! A Rússia será livre!».
www.youtube.com/watch?v=WxH4WsBGtfQ

Em 7 de agosto, a procuradora-geral dos EUA, Pamela Bondi, anunciou na rede social «X» uma recompensa de 50 milhões de dólares por informações que levem à prisão de Nicolás Maduro. Ela afirmou que Maduro é um dos maiores traficantes de drogas do mundo e representa uma ameaça à segurança nacional dos EUA. A Agência Antidrogas já apreendeu 30 toneladas de cocaína ligadas a Maduro e seus cúmplices. À cocaína é frequentemente adicionado fentanil, que causa forte dependência e muitas vezes leva à morte.
x.com/AGPamBondi/status/1953583017353466306

Fique longe das drogas.

Se quer que haja mudanças na Rússia, contribua.

< 🙋 123ª Manifestação semanal