29 outubro, 2025 às 19:00 na Liberty cafe Lisbon (Rua da Esperança, 21, Lisboa) haverá 📖 Devolução dos Nomes
🙋 130ª Manifestação semanal
A Rússia planeia aumentar os impostos para financiar a guerra. Unidade secreta do Ministério da Defesa da Rússia.
Você está a assistir às notícias da manifestação semanal em frente à embaixada da Rússia em Lisboa. Hoje é 27 de setembro, 14h30.
A 24 de setembro, a publicação «The Bell», citando a publicação «Kommersant», que, no entanto, removeu o material, reportou sobre a nova estimativa do Ministério da Economia da Federação Russa. O documento refere uma desaceleração econômica e a queda do consumo maior do que o esperado. Nos setores civis de transformação, a produção está a diminuir desde o início do ano, com exceção da refinação de petróleo.
thebell.io/minekonomiki-ukhudshilo-prognoz-rossiyskoy-ekonomiki-tsifry-opublikoval-no-srazu-udalil-kommersant
No mesmo dia, o jornal The Moscow Times informou que o Ministério das Finanças da Rússia propôs aumentar o imposto sobre o valor acrescentado para financiar a defesa e a segurança, e mais especificamente a guerra na Ucrânia. Recorde-se que o contribuinte deste imposto é o consumidor final.
www.moscowtimes.ru/2025/09/24/minfin-predlozhil-povisit-nds-dlya-finansirovaniya-voini-vopreki-zavereniyam-putina-ne-uvelichivat-nalogovuyu-nagruzku-do2030-goda-a175258
No mesmo dia, o ministro da energia dos EUA, Chris Wright, afirmou em entrevista à Fox News que os EUA estão prontos para substituir todos os fornecimentos de gás e derivados de petróleo russos à Europa.
www.youtube.com/watch?v=dxW9Dm8rp5A
A 25 de setembro, a publicação «The Insider», citando a «Bloomberg», informou que a Índia está a pedir aos EUA que autorizem o fornecimento de petróleo do Irão e da Venezuela em troca da redução das suas importações da Rússia. A Índia também manifestou o desejo de aumentar as importações de petróleo e gás dos EUA.
theins.ru/news/285258
www.cnbc.com/2025/09/23/secret-service-dismantles-telecom-threat-around-un-capable-of-crippling-cell-service-in-nyc.html A 26 de setembro, a publicação «The Insider», citando a publicação «De Telegraaf», informou sobre o primeiro caso identificado de recrutamento de menores na Holanda para espionagem a favor da Rússia.
theins.ru/news/285300 No mesmo dia, a publicação «Meduza», citando um artigo do jornal «The Financial Times», publicou uma informação sobre o navio oceanográfico «Yantar», pertencente a uma unidade militar secreta do Ministério da Defesa da Federação Russa. Esses navios estão equipados com aparelhos subaquáticos e outros equipamentos para se conectar a cabos e interceptar dados, bem como para instalar dispositivos explosivos. Os jornalistas descobriram que, em novembro de 2024, o "Yantar" iniciou uma viagem de 97 dias ao longo de rotas de infraestrutura crítica na costa atlântica da Europa.
meduza.io/amp/feature/2025/09/26/yantar-issledovatelskoe-okeanograficheskoe-sudno-severnogo-flota-rossii-financial-times-rasskazyvaet-kakimi-issledovaniyami-ono-zanimaetsya No mesmo dia, a publicação «The Insider», citando o jornal «Ekstra Bladet», informou que jornalistas descobriram um navio militar russo da Frota do Báltico a apenas 12 km da ilha de Langeland. Ele estava com o transponder AIS desligado, o que impossibilitou o seu rastreamento pelos serviços de tráfego marítimo. Nas noites de 23 e 25 de setembro, drones foram avistados sobre a Dinamarca, mas a polícia não conseguiu abatê-los.
theins.ru/news/285296 A Rússia não é propriedade deles.
Se quer que haja mudanças na Rússia, contribua.