22 novembro, 2025 às 14:30 na Embaixada da Russia (Rua Visconde de Santarém 71, Lisboa) haverá 🙋 138ª Manifestação semanal

🙋 135ª Manifestação semanal

1 novembro, 2025 ⏱ 14:30
Embaixada da Russia, 📍 Rua Visconde de Santarém 71, Lisboa

Possível sabotagem na ferroviária. Assassinato de Aishat Baimuradova. Recrutamento militar ao longo de todo o ano.

Está a assistir às notícias da manifestação semanal em frente à Embaixada da Rússia em Lisboa. Hoje é 1 de novembro, são 14h30.

No dia 31 de outubro, o jornal «Correio da Manhã» noticiou que, na noite de 25 para 26 de outubro, indivíduos desconhecidos - aparentemente familiarizados com o funcionamento do sistema ferroviário - danificaram as fechaduras de duas agulhas na linha do Oeste, no Porto. A situação foi detetada por um maquinista que, ao perceber a avaria, travou a tempo e evitou o descarrilamento do comboio. A Polícia Judiciária está a investigar o caso.
www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/policia-judiciaria-investiga-possibilidade-de-sabotagem-na-linha-ferrea-do-oeste

A 7 de outubro, a publicação «Iran International» informou que os líderes iranianos estão a tentar conter o descontentamento público. Em declaração aos jornalistas a 3 de outubro, Mohammad-Reza Bahonar, membro do Conselho de Discernimento, afirmou que a Lei do Hijab e da Castidade «já não tem força legal». Ao mesmo tempo, legisladores ultra radicais opõem-se ao que chamam de «sistema ocidental selvagem e desnudista».
www.iranintl.com/en/202510068611

No dia 30 de outubro, o centro de direitos humanos «Memorial» relatou como, desde 2006, está a decorrer na Chechénia uma «luta pela moralidade das mulheres». Gradualmente, tornou-se obrigatório o uso do lenço na cabeça em edifícios administrativos e instituições de ensino. A 23 de outubro, o assessor do chefe da República da Chechénia, Amirkhan Sugayipov, afirmou que as autoridades teriam “conversas esclarecedoras” com as mulheres que não usassem lenços. As mulheres com quem os representantes da Human Rights Watch conversaram consideram a situação atual humilhante.
memorialcenter.org/ru/news/nesovmestimo-ni-s-zakonom-ni-s-chechenskimi-obychayami

A 19 de outubro, foi encontrado em Yerevan o corpo de Aishat Baimuradova, uma chechena de 23 anos que fugiu da Chechénia para a Arménia devido à violência doméstica e ameaças de morte. Mesmo na Arménia, Aishat continuou a receber ameaças por falar sobre a opressão das mulheres no Cáucaso do Norte. O grupo de crise «SK SOS» criou uma petição apelando às autoridades da Arménia para que conduzissem uma investigação independente sobre possíveis pressões políticas e reforçassem a proteção daqueles que se encontram em maior perigo.
www.change.org/justiceforAishat

A 28 de outubro, o portal informativo jurídico «Garant» informou que a Duma Estatal aprovou uma lei que prevê o recrutamento militar durante todo o ano. Caso seja aprovada pelo Conselho da Federação e assinada por Putin, a lei entrará em vigor a 1 de janeiro de 2026.
www.garant.ru/news/1896354/

A gravação da música «És soldado», da cantora Monetochka, publicado no nosso TikTok, já ultrapassou 50 mil visualizações e soma quase 6 mil "gostos". Eis os três comentários mais populares.
www.tiktok.com/@adrl.pt/video/7563393965651709187

* Marfa123604, mais de 200 "gostos": «Pessoas como vocês são o futuro da Rússia.»

* advokat_julia, mais de 800 "gostos": «A música mais «perigosa» da Rússia.»

* E Roman_marsokot, mais de 700 "gostos": «Pessoal, sabem o que eu percebi agora? Nós, seres humanos, somos muito mais numerosos do que os zombies. Praticamente todos os comentários são de bots com algoritmos de IA, cujo objetivo é criar a ilusão de que há muitas pessoas a favor da guerra, mas, na realidade, nós, pessoas reais, somos 100 vezes mais e sofremos ao ver todo este inferno, caos e injustiça, somos 100 vezes mais. A VITÓRIA SERÁ NOSSA. CADA UM DOS REGIMES RESPONDERÁ DE FORMA JUSTA!!!»

A Rússia não é propriedade deles.

Se quer que haja mudanças na Rússia, contribua.
< 📖 Devolução dos Nomes 🙋 136ª Manifestação semanal >