Dimensões 75x61cm
Percentagem de donativo 50%
Meios mistos.
O Universo quer destruir-nos. No centro da Islândia existe uma pluma que transporta material quente das profundezas do manto terrestre para a crosta. Esta enorme protuberância é conhecida como a Província Ígnea do Atlântico Norte. O Planalto de Thulean faz parte desta enorme caraterística geológica.
Há 12.800 anos, devido à glaciação, o nível do mar era consideravelmente mais baixo, expondo assim o Planalto de Thulean.
A América do Norte e a Europa estavam unidas pelo Planalto de Thulean; uma parede inimaginável de terra e gelo, que se estende desde a Irlanda do Norte até à Gronelândia, centenas de metros acima do nível do mar. Vastas faixas de gelo cobriam os oceanos Atlântico Norte e Ártico.
Nessa altura, o Pacífico não tocava o Atlântico no sistema oceânico mundial.
Um acontecimento cosmogénico teve lugar quando o cometa Encke, como uma metralhadora, choveu sobre a Terra, deixando no seu caminho uma marca que se estendia do Pacífico ao Pólo Norte.
Despedaçou a então muito maior calota de gelo do norte da Terra, deixando apenas a Gronelândia para a História.
Há 12.800 anos, o Planalto de Thulean foi arrastado pelas deslocações catastróficas de gelo, água e terra que se seguiram ao impacto do Encke. A Islândia, as Ilhas Britânicas e algumas outras terras expostas, como as Ilhas Faroé, são os restos deste acontecimento insondável.