7 dezembro, 2024 às 14:30 na Embaixada da Russia (Rua Visconde de Santarém 71, Lisboa) haverá 🙋 88ª Manifestação semanal
Noites sem dormir em Silicon Valley por causa do despedimento de Sam Altman. Participação virtual do Putin virtual no G20.
Hoje, 25 de novembro, 14:30. Está a ver as notícias da manifestação semanal em frente à embaixada russa em Lisboa.
No dia 17 de novembro, o conselho de administração da Open AI despediu o diretor executivo Sam Altman. Porém, ele foi readmitido pouco tempo depois. O diretor da empresa de colchões conectados, Matteo Franceschetti, afirmou que a qualidade do sono em São Francisco caiu de 27% no último fim de semana. De acordo com a agência de notícias Reuters, uma das razões para o despedimento foram as dúvidas dos funcionários sobre a segurança de alguns projectos. Estamos a falar em particular do projeto Q Star (Q*), no qual a inteligência artificial foi capaz de aprender não só a reproduzir o que lhe era ensinado, mas também a encontrar soluções para outros problemas de forma independente.
Numa entrevista a Elizabeth Osetinskaya, os irmãos Lieberman, empresários e investidores, afirmaram que a Open AI conseguiu atrair cientistas de renome devido aos mecanismos de segurança incorporados na estrutura desta empresa e que impedem a criação de perigos para a humanidade. Os riscos associados à inteligência artificial incluem a possibilidade da sua utilização para fins maliciosos, provocação de erros ou alucinações, crescimento de desemprego e da desigualdade económica entre países.
É bom ver que os políticos também estão a pensar neste tema. Na conferência da abertura do WebSummit, o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, apelou para as startups a procurarem soluções no âmbito da pobreza, do ambiente, da medicina, da habitação. Sublinhou a necessidade de encontrarem formas de reforçar a democracia. O Ministro da Economia de Portugal, António Costa Silva, disse que se deve olhar para o futuro. Ao contrário da Rússia, que ao iniciar a guerra contra a Ucrânia, virou-se para o passado.
Na Rússia, as melhores realizações da inteligência artificial destinam-se a criar sistemas de classificação social, bloquear Internet e encontrar quem foge ao serviço militar.
Putin orgulha-se do facto de não utilizar a Internet e de obter toda a sua informação em papel. Mas aparentemente ele gosta pelo menos de uma conquista do progresso: realiza reuniões virtuais a partir do seu bunker. Também utiliza frequentemente as chamadas "conservas": gravações antigas com a sua participação, que são emitidas na televisão. Os ditadores recorrem frequentemente aos duplos. Recentemente, volto-se a falar deste tema. Desta vez, a inteligência artificial japonesa, analisou o rosto e a voz do Putin em gravações e concluiu que ele tem pelo menos um duplo, e provavelmente mais. No próximo ano vai haver eleições presidenciais na Rússia. Fontes da Reuters confirmaram que o Putin vai candidatar-se. Putin aproveitou a reunião do G20, onde ele ou o seu duplo foram autorizados a falar por videoconferência, para difundir a sua propaganda antes das eleições. Gostaríamos de sublinhar que as próximas eleições não são légitimas e que os resultados não devem ser reconhecidos. Gostaríamos também de vos recordar a resolução da PACE, que reconhece que a multiplicação de mandatos pelo Putin "viola tanto a Constituição russa, como os princípios legislativos internacionais" e apela à sua detenção com base num mandado emitido pelo Tribunal Penal Internacional pela deportação ilegal das crianças dos territórios ocupados na Ucrânia. Nossos actividades e catalogo das iniciativas no site:adrl.pt
Instagram
www.instagram.com/adrl.pt/
www.facebook.com/adrl.pt
Telegram
t.me/adrl_pt
www.youtube.com/@adrl_pt