16 agosto, 2025 às 14:30 na Embaixada da Russia (Rua Visconde de Santarém 71, Lisboa) haverá 🙋 124ª Manifestação semanal
🙋 119ª Manifestação semanal
A China não quer a derrota da Rússia. A Terra girará mais rápido. Participe do clube de discussão.
Está a assistir às notícias da manifestação semanal em frente à embaixada da Rússia em Lisboa. Hoje é 12 de julho, 14h30.
A 11 de julho, a publicação «The Insider» informou que, a 6 e 7 de julho, um grupo militarizado houthi, apoiado pelas autoridades iranianas, afundou dois navios mercantes: o Magic Seas e o Eternity C. A segurança dos navios repeliu os ataques durante dois dias, mas como a ajuda da marinha britânica e da missão europeia Aspides não chegou devido à ausência de navios militares na área do ataque, as tripulações abandonaram os navios.
theins.ru/news/283006
Em 8 de julho, o canal de notícias Euronews informou, com base em informações do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, que um avião da Bundeswehr da missão Aspides foi atacado por um laser chinês durante um voo de observação na região do Mar Vermelho. As forças armadas dos países da União Europeia estão a realizar uma operação contra os houthis com o objetivo de proteger a navegação civil de ataques.
ru.euronews.com/2025/07/08/chineese-laser-attaque-on-german-aircraft
A 4 de julho, a agência de notícias South China Morning Post, citando fontes, informou que, durante uma reunião de quatro horas em Bruxelas, em resposta ao apelo do chefe da diplomacia europeia, Kai Kallas, para que se cessasse «qualquer apoio material» ao complexo militar da Rússia, o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, afirmou que Pequim não quer que a Rússia seja derrotada na Ucrânia, porque teme que, nesse caso, os EUA voltem toda a sua atenção para a China.
www.scmp.com/news/china/diplomacy/article/3316875/china-tells-eu-it-cannot-afford-russian-loss-ukraine-war-sources-say
www.livescience.com/planet-earth/earth-is-going-to-spin-much-faster-over-the-next-few-months-so-fast-that-several-days-are-going-to-get-shorter
Lançámos uma versão beta pública do clube de discussão com base no chat anónimo SimpleX. Queremos criar um espaço seguro, cujo objetivo é a troca de novas ideias, das quais todos nós estamos a precisar muito neste momento. Alguns dos conceitos que já foram discutidos: Transparentismo realista, Civilização ártica silenciosa, Evosfera, República consensual, Síntese conciliar.
Convidamos-vos a participar! O link para se conectar e recomendações sobre comunicação e segurança encontram-se na página ADRL Talks do nosso site.adrl.pt/talks/pt