16 agosto, 2025 às 14:30 na Embaixada da Russia (Rua Visconde de Santarém 71, Lisboa) haverá 🙋 124ª Manifestação semanal
🙋 120ª Manifestação semanal
Condenado por "caso do palácio" Dzhumayev é libertado. Bans de busca e WhatsApp. Faz o que puderes.
Estão a assistir as notícias da manifestação semanal em frente à embaixada da Rússia em Lisboa. Hoje é 19 de julho, são 14h30.
A 17 de julho, o preso político da Chechénia, e na altura da sua detenção estudante na Universidade Estatal de Moscovo, Sayd-Mukhammad Dzhumayev cumpriu 5 anos de prisão e foi libertado da colónia. Em janeiro de 2021, numa manifestação de apoio a Navalny, na sequência da sua detenção e da estreia de um filme sobre o palácio de Putin, Dzhumayev lutou com as próprias mãos contra três forças de segurança que usavam coletes à prova de bala, capacetes e bastões. Quando caiu, outros manifestantes arrastaram-no para o meio da multidão e só podia ser preso uma semana mais tarde.
www.kavkaz-uzel.eu/articles/413111
Imagens interessantes do início da luta, vistas de cima e de lado.
www.youtube.com/watch?v=tJdugGk-trU
www.instagram.com/p/CK8nyuUiXcl/
O meio de comunicação social eletrónico Kavkazsky Uzel deu pormenores desta história: o conselheiro de Kadyrov instou-o a render-se e a renunciar à oposição e as autoridades chechenas tentaram difamá-lo, mas Sayd não fez qualquer acordo com eles. Sayd tornou-se um herói das redes sociais. Na prisão, as condições de detenção foram endurecidas e ele foi transferido para um isolador punitivo.
www.kavkaz-uzel.eu/articles/359354
O canal RusNews do Telegram mostrou um vídeo da libertação de Sayd. Sayd abraçou a sua mãe e agradeceu a todos os que o apoiaram e escreveram.
t.me/rusnews/72772
meduza.io/news/2025/07/17/gosduma-odobrila-popravku-o-shtrafah-za-poisk-zavedomo-ekstremistskih-materialov A 18 de julho, o Meduza, citando declarações de deputados da Duma e as suas fontes, informou sobre o próximo bloqueio “praticamente garantido” do WhatsApp, o mensageiro mais popular da Rússia.
meduza.io/cards/v-rossii-zagovorili-o-vozmozhnoy-blokirovke-whatsapp-ili-vse-taki-o-zaprete-chto-teper-delat-millionam-polzovateley A 18 de julho, a emissora Deutsche Welle apresentou pormenores sobre o 18.º pacote de sanções da UE contra a Rússia. Entre outras coisas, o preço máximo do petróleo russo foi reduzido, as transacções relacionadas com o Nord Stream foram proibidas e foram impostas sanções a várias empresas da China, Índia, Singapura, Maurícia, Azerbaijão e Emirados Árabes Unidos.
www.dw.com/ru/es-vvel-sankcii-protiv-22-bankov-rossii-i-rezissera-sahnazarova/a-73333430
Após uma breve pausa durante a visita do Representante Especial do Presidente dos EUA, Keith Kellogg, foi retomado o bombardeamento maciço da Ucrânia pelas tropas russas.
www.dw.com/ru/rossia-nanesla-massirovannye-udary-po-odesse-i-pavlogradu/a-73333139
Não tivemos tempo para cobrir tudo na semana passada, por isso hoje vamos falar de dois novos vídeos da Russya Rassvet de uma só vez. No vídeo "Pergunta - Resposta", ela não só faz perguntas, como também lhes dá respostas. "Façam o que puderem. Acelerem a paz", diz ela.
www.youtube.com/watch?v=IA1E2kNhxI0
No vídeo "Espera", com uma referência à declaração louca em que Putin apelou à morte dos russos e de todos os que o rodeiam, Russya Rassvet espera que não haja um fim do mundo. Só acrescentaria que tudo está nas vossas mãos.
www.youtube.com/watch?v=_abKjNJ5LEY
Esta é uma pintura da artista Marina Tregubova que comprei recentemente para mim. Chama-se "Amarras, ou Coro". A autora doou metade do custo para ajudar hospitais e escolas na Ucrânia. Faça uma boa ação e adquira uma peça com significado na exposição online NET VOYNE.
adrl.pt/net-voine/fetters/pt
Assista às palestras, leia o manifesto e as diretrizes para uma comunicação segura e junte-se ao clube de discussão anónimo na página ADRL Talks do nosso sítio Web.
adrl.pt/talks/pt
Se deseja que haja mudanças na Rússia, contribua.