16 fevereiro, 2026 às 18:00 na Memorial de Navalny (Rua Visconde de Santarém 71, Lisboa) haverá 🗿 Comemoração de Alexei Navalny
🙋 148ª Manifestação semanal
Delegação da oposição russa na PACE. Encerramento de El Helicoide. Juízo Final a 85 segundos.
Está a assistir às notícias da manifestação semanal em frente à Embaixada da Rússia em Lisboa. Hoje é 31 de janeiro, são 14h30.
A 26 de janeiro, a Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa escolheu 15 membros da delegação da Plataforma das Forças Democráticas Russas, cinco dos quais entraram pela quota para povos indígenas. O serviço russo da BBC revelou quem integrou a delegação.
www.bbc.com/russian/articles/cp87ddg0jrjo
A 29 de janeiro, realizou-se em Estrasburgo a primeira reunião da Plataforma. A publicação “The Insider” reuniu as informações disponíveis sobre o que foi discutido. Segundo o advogado Mark Feigin, “todos concordam que as eleições devem ser realizadas no próximo ciclo, daqui a um ano”.
theins.ru/news/288938
Alguns participantes, em particular o cirurgião Andrey Volna, afirmaram que o seu principal objetivo ao participar na Plataforma era ajudar a Ucrânia.
www.facebook.com/andrey.volna/posts/pfbid01RBxaKv6LZBzSTjLK6pLmWsgGjvVnfS5MPWJFTUgg9wFk8GnZTX4CDxKXD7A59h2l
A diretora dos media regionais «Komi Daily», Lana Pylaeva, também se tornou participante da Plataforma. Ela considera importante que «os povos indígenas finalmente tenham a oportunidade de falar... sobre como os nossos direitos são violados, sobre a supercentralização dos recursos, sobre o facto de termos as nossas próprias línguas e culturas». E lembrou o perigo a que estão sujeitos os representantes das organizações LGBTQ+ e feministas.
komidaily.com/2026/01/27/lana-pylaeva-rossiya-eto-ne-tolko-slavyanka-v-krasnom-sarafane/
www.reuters.com/world/americas/venezuela-proposes-amnesty-law-prisoners-interim-president-says-2026-01-30/ A 29 de janeiro, o jornal The Guardian informou que a União Europeia reconheceu oficialmente o Corpo de Guardas da Revolução Islâmica como uma organização terrorista, devido à repressão sanguinária dos protestos no Irão.
www.theguardian.com/world/2026/jan/29/eu-formally-designates-iran-irgc-revolutionary-guards-terrorist-organisation
A 27 de janeiro, foi publicado o Boletim dos Cientistas Atómicos afirmando que o «Relógio do Juízo Final», que alerta para a probabilidade de uma catástrofe global que ameaça a civilização humana, foi ajustado para apenas 85 segundos antes da meia-noite. Entre as razões citadas estão o agravamento dos conflitos entre potências nucleares, a corrida ao armamento, a introdução da IA na esfera militar, o aumento da autocracia nacionalista, bem como o aumento dos riscos climáticos e epidémicos, incluindo os causados por patógenos criados em laboratórios.
thebulletin.org/doomsday-clock/2026-statement/
A 30 de janeiro, o jornal Novaya Gazeta Europa publicou a história de Evguenia Besfamilnaya, uma idosa de Kiev que sobreviveu ao Holocausto e era chamada pelos vizinhos de «avó Zhenya». O apelido Besfamilnaya foi-lhe dado no orfanato. Evguenia Mikhailovna não falava ucraniano, apenas iídiche e russo. Na noite de 13 de janeiro, com o frio intenso, os canos do seu apartamento rebentaram e a casa começou a inundar-se. Os vizinhos e uma voluntária que lhe levava comida conseguiram arrombar a porta e encontraram a mulher morta. O seu corpo estava congelado. Kiev ficou sem eletricidade devido aos mísseis russos.
novayagazeta.eu/articles/2026/01/27/politseiskie-ne-khodili-po-kvartire-oni-ezdili-po-ldu
A Rússia não é propriedade deles.
Se quer que haja mudanças na Rússia, contribua.