16 fevereiro, 2026 às 18:00 na Memorial de Navalny (Rua Visconde de Santarém 71, Lisboa) haverá 🗿 Comemoração de Alexei Navalny

🙋 149ª Manifestação semanal

7 fevereiro, 2026 ⏱ 14:30
Embaixada da Russia, 📍 Rua Visconde de Santarém 71, Lisboa

Luso-venezuelana libertada na Venezuela. Negócios fecham na Rússia. Fevereiro de luto.

Está a assistir às notícias da manifestação semanal em frente à Embaixada da Rússia em Lisboa. Hoje é 7 de fevereiro, são 14h30.

A 26 de janeiro, o jornal Expresso, com base em informações da agência Lusa, informou que, após seis anos de prisão na Venezuela, a cidadã luso-venezuelana Carla da Silva foi libertada. Passou cinco desses seis anos na prisão de tortura El Helicoide. Chama a atenção para o facto de as mulheres presas serem frequentemente esquecidas e de muitas estarem presas como «danos colaterais» devido à perseguição de familiares ou conhecidos. Pede também que Portugal seja mais ativo na defesa dos portugueses presos por motivos políticos.
expresso.pt/internacional/america-latina/venezuela/2026-01-26-luso-venezuelana-libertada-pede-mais-determinacao-de-portugal-na-defesa-de-presos-politicos-beaa949e

Cidadãos iranianos e portugueses recordam a petição ao Presidente da Assembleia da República, com um apelo para apoiar o movimento iraniano pela liberdade com «políticas concretas». Os autores exigem a condenação pública de Teerão, ações internacionais na ONU, sanções contra os responsáveis (sem prejudicar os civis), medidas contra a elite iraniana e maior proteção aos emigrantes iranianos em Portugal.
peticaopublica.com/pview.aspx?pi=mahsaamini

A 4 de fevereiro, a jornal online Kommersant informou que a incidência de sífilis na Rússia aumentou 63% em quatro anos.
www.kommersant.ru/doc/8399625

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças aponta a pobreza como um dos fatores que contribuem para a propagação desta infeção.
www.ecdc.europa.eu/sites/default/files/documents/SYPH_AER_2022_Report_0.pdf

A 26 de janeiro, o grupo de empresas de auditoria FinExpertiza informou que, em 2025, fecharam na Rússia mais 37% de empresas do que as que abriram. A maior parte dos encerramentos foi decidida pelas autoridades fiscais. Os especialistas indicam que as alterações fiscais de 2026 reduzirão ainda mais o número de novas empresas.
finexpertiza.ru/press-service/researches/2026/rozhd-bizn-2025/

No dia 16 de fevereiro, às 6 horas da tarde, reunir-nos junto ao memorial de Alexei Navalny para o homenagear. Lutou contra o regime de Putin até ao último suspiro e foi envenenado por Putin na prisão a 16 de fevereiro de 2024. Exigiu também o fim da guerra e a retirada das tropas russas do território ucraniano. Deixou-nos como legado a sua determinação, e procuramos preservar a memória da sua luta por um futuro melhor para os russos.

No dia 24 de fevereiro, às 6 horas da tarde, voltamos a encontrar-nos no mesmo local, em frente à Embaixada da Rússia, em Lisboa, no quarto aniversário do início da guerra em grande escala na Ucrânia pelo exército russo, por ordem de Putin, que usurpou o poder na Rússia. A guerra está a destruir a população tanto da Ucrânia como da Rússia; milhões de pessoas perderam as suas casas e foram obrigadas a fugir. Devido aos bombardeamentos de infraestruturas, as pessoas na Ucrânia estão a morrer de frio nas suas casas. Queremos, uma vez mais, manifestar a nossa oposição à decisão das autoridades russas de travar uma guerra na Ucrânia, dizer que não reconhecemos esse poder como legítimo nem como atuando no interesse dos russos, e exigir a demissão das autoridades e a retirada das tropas do território ucraniano, incluindo a Crimeia.

A programação atualizada está sempre disponível no nosso site adrl.pt.
adrl.pt/pt

A Rússia não é propriedade deles.

Se quer que haja mudanças na Rússia, contribua.
< 🙋 148ª Manifestação semanal